Neste sábado, 21, o enfermeiro Lindinaldo Santos, que completa 46 anos, resolveu comemorar seu aniversário de um jeito diferente. Ele trocou a festa de aniversário pelo trabalho no mutirão da campanha ‘Vacina Amazonas’ em Iranduba, a 27 km de Manaus.

Lindinaldo integra o grupo de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que estão reforçando a vacinação de adolescentes e da população a partir de 18 anos no município.

“O mutirão de vacinação é extremamente importante. A vacina é a nossa principal arma em defesa das pessoas, das crianças e adolescentes. Tirar um pouco do meu dia para dedicar a essa ação de vacinação é o meu papel enquanto profissional de saúde. Reforço o convite à população, que procure os postos, porque mais importante que tomar a primeira dose é completar o esquema vacinal para alcançar a proteção máxima da vacina”, afirmou o enfermeiro.

Nesta ação, 24 servidores da Secretaria Executiva de Assistência do Interior (SEA Interior) da SES-AM estão trabalhando na aplicação das doses, na triagem e no apoio nos três postos montados para o mutirão.

“Os nossos servidores sempre estão acompanhando os mutirões do interior. A nossa equipe convida todos a participar. Todo servidor tem uma história para contar, teve parentes que passaram pela Covid, perderam os pais e seus familiares e estão incentivando que todos se vacinem”, ressaltou a chefe de departamento da SEA Interior, Sebastiana Alves Filha.

A FVS-RCP disponibilizou oito profissionais de saúde, entre eles, quatro vacinadores, três coordenadores e apoiadores técnicos.

“A FVS vem contribuindo com os mutirões de vacinação na capital e no interior do estado, ajudando os municípios tecnicamente a ampliar a imunização da população e alcançar as metas de cobertura vacinação para proteção maior da população”, enfatizou Lindinaldo.

Além das equipes da SES-AM e da FVS-RCP, a ação ocorre de forma integrada com diversos órgãos do Estado, entre eles o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e das Secretarias de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).