A jornalista e escritora Vanessa Brandão narrou os desafios de migrar para a Europa junto com a família no livro ‘Entre Pinheiros e Caimbés’, lançado no dia 7 de agosto de 2022.

A novidade é que agora a obra está disponível para vendas na loja on-line Amazon tanto no formato físico quanto no formato virtual.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O livro ‘Entre Pinheiros e Caimbés’ é um tipo de diário de bordo que conta desde a expectativa e organização antes de partir, até os primeiros anos longe de casa, passando pelo enfrentamento da pandemia longe dos familiares.

Narra também curiosidades sobre a visão dos italianos e poloneses sobre a família brasileira, a comida, a moda, os costumes, as pessoas, a receptividade, os constrangimentos, a conquista do passaporte italiano depois de muita burocracia no litoral do velho continente e muitos outros temas, como a maternidade, aceitação do próprio corpo, alimentação, mudanças no modo de ver o mundo.

“ ‘Entre Pinheiros e Caimbés’ é uma obra literária para todas as idades, para todos aqueles que gostam de viajar e que sabem amar. Eu escrevo sob essa ótica do amor e me refiro ao amor romântico, maternal e, especialmente, ao amor-próprio. Tudo isso amadurece muito quando deixamos nossa terrinha”, contou Vanessa.

RELACIONADAS

+ Mostra Sesc de Cinema abre inscrições para 6ª edição em Roraima

O título do livro, conforme explica, é uma referência a duas árvores muito comuns na Europa e em Roraima, respectivamente, e aos sentimentos dúbios de gostar de onde se está e sentir falta da terra natal ao mesmo tempo.

“Os pinheiros são as únicas árvores que resistem ao frio do inverno europeu, assim como os caimbés resistem ao forte calor dos lavrados de Roraima. Eu quis então homenageá-las e me colocar entre essas duas árvores, entidades da natureza, que representam bem minhas memórias nos dois lugares”, explicou a escritora.