Montar qualquer cômodo com móveis soltos e pré-prontos pode ser uma missão desafiadora. Afinal, as medidas nem sempre batem, assim como o tom de cada item e, muitas vezes, as peças não correspondem com o estilo ou desejo dos proprietários.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

As preocupações são ainda maiores quando se fala do quarto de um casal, que deve refletir a personalidade de ambos e ser uma extensão deles.

Lá, o casal deve se sentir confortável e ter todas as suas necessidades supridas, tornando o ambiente em um ponto de aconchego e segurança.

De acordo com a empresária Priscila Prieto, especialista em móveis planejados e decoração para apartamentos, definir todos os itens indispensáveis para o casal é o primeiro passo para montar um cômodo coerente.

“É necessário ter em mente a rotina do casal dentro do quarto para que a organização e disposição dos móveis otimize e aproveite todo o espaço. Alguns casais preferem uma cama de casal tradicional, outros tem necessidade de uma cama king size. Existem os que querem televisão em frente à cama e outros que abominam a presença da tecnologia por lá. Deste modo, é preciso entender que cada ser é único e possui suas próprias necessidades dentro de seus aposentos. Portanto, é indicado que se faça uma lista de tudo o que o casal deseja ter em seu ambiente mais particular”, disse Prieto.

RELACIONADAS

+ Confira dicas de objetos retrô para arrasar na decoração de casa

+ Confira dicas de cores que trazem paz na decoração da casa

+ Confira dicas de decoração com móveis rústicos

Observar as tendências do mercado é de grande importância, mas é necessário se manter fiel ao seu próprio estilo.

“Depois de analisar as necessidades do casal, chegou o momento de decidir qual será a decoração do quarto. Aqui, pode-se destacar que o mundo da arquitetura de interiores vive numa constante mutação, são milhares de tendências sendo lançadas a todo tempo e, muitas vezes, isso pode confundir a cabeça de quem está se organizando para escolher seus móveis planejados. Mesmo com essa dificuldade, as novidades devem ser consideradas quando se mostrarem úteis e cabíveis para o projeto. Deste modo, incorporar itens que estão na moda ao seu estilo pode ser uma ótima decisão”, declarou a especialista.

No entanto, Priscila alerta que uma escolha baseada puramente pelas tendências pode se tornar enjoativa em um curto período.

“Quando o estilo pessoal é suprimido pelo acessório, em pouco tempo o conforto desejado irá sumir por não ter uma ligação pessoal com os proprietários. Logo, o recomendável é sempre traçar o estilo do casal e se manter firme a ele, ainda que um ou outro detalhe de inovação possam ser aderidos”, pontuou.

A última dica crucial para uma escolha coerente de móveis e decoração no quarto de um casal é não deixar de lado a opinião do parceiro.

“Planejar um quarto de casal pode ser uma tarefa difícil porque envolve o gosto de duas pessoas. Muitas vezes os estilos são parecidos, mas há casos em que eles pouco se conversam, e é aí que começam os problemas. Para montar um quarto de casal sob medida é preciso considerar também os gostos e as solicitações dos dois cônjuges. Afinal, ambos viverão no mesmo ambiente. É possível que ambos precisem renunciar a alguns desejos para que tudo siga corretamente e que ninguém se sinta prejudicado. Mas, com bastante paciência e técnica, grande parte dos desejos podem ser supridos”, finalizou a especialista em móveis planejados.