Ícone do site Portal Norte

Sustentabilidade: Tour Aromático é realizado na RDS Uatumã, no Amazonas

Miniusina de óleos vegetais na RDS do Uatumã - Foto: Divulgação | Idesam

Turistas que visitam a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada nos municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, a distante 330 km de Manaus, pode visitar, além de lindas belezas naturais, realizar um “Tour Aromático da Amazônia”.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

O “Tour Aromático da Amazônia” é realizado na RDS do Uatumã, lá além da fauna e flora, os turistas podem visitar a miniusina de beneficiamento de óleos amazônicos.

Os turistas podem sentir os aromas inconfundíveis das resinas de Breu e da Copaíba durante o beneficiamento de óleos amazônicos.

O “Tour Aromático da Amazônia” é promovido pela iniciativa Aura Cosmética, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e com associações e cooperativas do Amazonas, para comercializar produtos florestais.

Durante o tour aromático, os viajantes realizam trilhas e conhecem as árvores de breu, de copaíba, de andiroba, de cupuaçu, e de cumaru.

O tour possibilita entender o processo de extração e destilação das resinas para o seu uso sustentável.

RELACIONADAS

Pontos turísticos gratuitos para se divertir no feriado em Manaus

Presidente Figueiredo: conheça cachoeiras para passeios em família

Praia, balneários e passeios ecológicos: conheça destinos turísticos em Belém, no Pará

Potencial turístico

O modelo é possível trazer novas experiências a partir da conservação do meio ambiente, de culturas tradicionais e do envolvimento de pequenas comunidades, potencializando as atividades de produção e de organização, estruturando uma nova oferta turística local e, consequentemente, criando um leque de as oportunidades de renda no incentivo à qualidade de vida para a comunidade.

Atividade de turismo na RDS Uatumã vem se estruturando desde 2006, iniciando com definições de regras de uso e identificação do potencial turístico e chegando a acordos para limitação de entrada de barcos e apoio a estruturação de pousadas comunitárias.

Por se tratar de um processo democrático, que depende do consentimento e participação das comunidades e do Conselho Deliberativo da reserva, cada passo é tratado de forma coletiva com regras estabelecidas pelas comunidades e conselho.  

Sendo um case de enorme potencial, a Inatú Amazônia promove um genuíno impacto social ao mercado nacional, beneficiando pelo menos 1.500 pessoas envolvidas na iniciativa.

O Tour Aromático Amazônico é uma promissora parceria que chega para somar às atividades na região.  

Sair da versão mobile