A cantora Iza declarou no podcast “Quem Pode, Pod”, apresentado por Gio Ewbank e Fernanda Paes Leme, ser demissexual.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A orientação sexual que intriga algumas pessoas consiste na falta de atração sexual se não houver conexão emocional.
Ewbank também já tinha falado sobre a demissexualidade no podcast, quando afirmou também ser. Na ocasião, ela, que é casada há 12 anos com Bruno Gagliasso, 40, disse que só se relacionou intimamente com quatro pessoas. Já Iza afirmou que perdeu a virgindade com 21 anos e também transou com “pouquíssimas pessoas”, apesar de ser “muito sexual”.
Essa maneira de se relacionar com as pessoas está dentro do espectro da assexualidade. Nas palavras da própria Iza:
“Eu demoro muito para querer transar com alguém. Acho que só se tiver alguma conexão com a pessoa. Transei uma vez e fiquei ‘meu Deus, fui violada, invadida’, com aquela sensação de ‘porque fiz isso?’. Demorei para entender que não tinha nada a ver com o boy, mas comigo. Tenho que admirar muito para dizer ‘vou te dar, hoje quero te dar’”, afirmou a cantora.
A declaração fez com que internautas enfrentassem um momento de “tela azul” ao descobrir que o A de LGBTQIA+ não é de “aliados” e “associados”.
Pessoas assexuais (ou simplesmente “ace”) são aquelas que não sentem atração sexual a pessoas de nenhum gênero.
A demissexualidade é caracterizada pela falta de atração sexual até que uma conexão emocional seja formada.
Não é questão de não querer ter relações sexuais com desconhecidos, mas de não sentir atração nenhuma. Daí vem a experiência da Iza de se sentir violada ou invadida ao transar com alguém com quem não tinha uma conexão emocional ou intelectual.
Confira algumas reações dos internautas: