Fechando as programações de março, o espetáculo “Hearing Amazônia: Arte é Resistência” ocorre no Teatro Amazonas, no próximo sábado (31), em Manaus.
Com entrada gratuita, o espetáculo reunirá 75 músicos e pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Entre os escalados para o show estão artistas brasileiros, indígenas, além de integrantes do MIT, universidade de referência mundial.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O repertório do espetáculo contará com composições internacionais e brasileiras, exaltando o bioma.
Conforme a produtora do evento e responsável pela IAI Promoções, Inês Daou, o show visa promover a conscientização em torno da conservação da Amazônia.
“Hearing Amazônia: Arte é Resistência”
Segundo a produtora, o evento marca o encerramento o projeto ‘Hearing Amazônia – The Responsibility of Existence’.
O projeto nasceu com o intuito de promover um intercâmbio cultural e científico, entre os músicos do MIT e artistas da região amazônica.
A produtora ainda acrescentou que o evento foi idealizado e organizado durante meses, afim de alcançar o objetivo da conscientização.
Encerrando o projeto, Inês Daou destaca que o show é “uma oportunidade única que Manaus vai vivenciar”.
Orientando o público, a produtora ressaltou que os portões serão abertos a partir das 19h30, no Teatro Amazonas, e entrada será por onde de chegada.
RELACIONADAS
+ Teatro Amazonas apresenta shows da penúltima semana de março em Manaus
+ Obra ‘Cabelos Arrepiados’ é indicada em três categorias do Prêmio CBTIJ
+ Espetáculo amazonense faz circulação em seis cidades do Amazonas e Ceará
Além do encerramento do projeto, o evento também marca o lançamento do novo projeto, o “We Are The Forest”, em tradução livre “Nós Somos A Floresta-Eware (Reflexões sobre a Amazônia)”.
O projeto é liderado pela artista Djuena Tikuna, abordando temas culturais e ambientais, através de uma performance com participação especial do ativista indígena, José Neto, do povo kaeté-tupinambá.
Segundo Djuena, as canções do projeto são na linguagem Tikuna com uma versão única de Eware criada pelo compositor Nadav Erlich.
Repertório do espetáculo
O espetáculo ‘Hearing Amazônia – The Responsibility of Existence’ conta com a apresentação da cantora indígena Djuena Tikuna, da compositora Luciana Souza e da clarinetista Anat Cohen.
Além delas, o clarinetista Evan Ziporyn, o baterista brasileiro, ganhador do Grammy, Edu Ribeiro e o ativista indígena José Neto.
O show no Teatro Amazonas será promovido por integrantes do MIT Wind Ensemble, MIT Festival Jazz Ensemble, MIT Vocal Jazz.
O espetáculo ficará sob direção do famoso maestro americano Frederick Harris, com direção também de Laura Grill Jaye.
No mesmo palco do Teatro Amazonas, também estarão nove musicistas de Manaus, completando a formação oficial.
No repertório do espetáculo será integrado de músicas autorais brasileiras e internacionais, como por exemplo:
- “Água de Beber”;
- “Cry Me a River”;
- “Berimau”;
- “Yardbird Suit”;
- “O Boto”;
- “Corta Jaca”;
- “Footsteps and Smiles”;
- “As Rosas Não Falam (Cartola)”;
- “Asa Branca (Luiz Gonzaga)”, entre outras.
O maestro Frederick Harris comenta sobre a emergência em conservar a Amazônia e reforçando que os ingressos gratuitos são uma maneira de ampliar o chamado.
“A emergência da conservação da Amazônia é tão grande que precisamos utilizar todas as possibilidades para conscientizar as pessoas. Afinal, não existe outra Amazônia, nem um bioma tão diverso, rico e importante para o Meio Ambiente quanto ela”, finaliza.
*Sob supervisão de Francisco Santos