O Festival de Ópera do Amazonas abre as cortinas do Teatro Amazonas nesta sexta-feira (21) com o espetáculo “O Constractador dos Diamantes”, de Francisco Mignone, às 20h.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A temporada operística segue um calendário de mais de 30 dias de programação com obras de repertório lírico, concertos, recitais e musicais.

Os ingressos para o Festival de Ópera ainda podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas ou no site de ingressos.

Festival de Ópera e grandiosidade

A primeira ópera do festival traz diferenciais, começando pelo maior cenário já montado em todas as edições, que chega a sete metros de altura.

Produzida na Central Técnica de Produção (CTP), a estrutura de grandes torres de ferro, madeira e gradis preenche a totalidade do palco do teatro.

Espetáculo conta com cenário de 7 metros de altura - Foto: Márcio James/SEC
Espetáculo conta com cenário de 7 metros de altura – Foto: Márcio James/SEC

A obra que será apresentada no Festival de Ópera do Amazonas também recebeu atenção especial em relação às partituras.

Com poucas referências encontradas, desde a última apresentação na década de 50, no Rio de Janeiro, o Festival Amazonas de Ópera firmou parceria com a Academia Brasileira de Música para restaurar as partituras, criando uma versão exclusiva para a obra de Mignone.  

RELACIONADAS

+ Festival Literário do Centro inicia em Manaus nesta quarta, 19

+ Festival de Parintins: Lima discute sobre voos com Anac em Brasília

+ Festival de Circo no AM abre vagas para atividades circenses

O Contractador dos Diamantes

Ópera romântica “O Contractador dos Diamantes” foi um dos marcos do movimento modernista, misturando traços do período romântico com a linguagem brasileira e moderna de Francisco Mignone.

O espetáculo conta um recorte da vida de Felisberto Caldeira, célebre político, militar e diplomata brasileiro e da relação entre sua filha e Luís Camacho. 

Ópera romântica abre temporada de apresentações no Teatro Amazonas – Foto: Márcio James/SEC

A montagem amazonense tem a participação dos corpos artísticos do estado: Amazonas Filarmônica, com regência de Luiz Fernando Malheiro; Corpo de Dança do Amazonas e do Coral do Amazonas. 

Homenagem à Maria Callas  

No sábado (22), às 20h, o 25º FAO recebe o recital em homenagem ao centenário de nascimento da mais célebre cantora de ópera do século 20, a greco-americana Maria Callas. A entrada é gratuita. 

O recital tem duração de duas horas, e apresenta trechos de óperas que marcaram a carreira da soprano, interpretados por grandes nomes do canto lírico brasileiro.

Ao piano, o maestro Marcelo de Jesus, especialista em Callas e bel-canto, irá acompanhar os solistas.

25º FAO e títulos

Na temporada 2023, o festival de ópera traz quatro grandes títulos serão apresentados no Teatro Amazonas:

– “O Contractador dos Diamantes”, de Francisco Mignone;

– “Anna Bolena”, de Gaetano Donizetti;

– “Piedade”, de João Guilherme Ripper;

– remontagem de “Peter Grimes”, de Benjamin Britten.