O cantor Xande de Pilares conversou com o Portal Norte na tarde desta segunda-feira (26) e revelou curiosidades sobre seu mais novo lançamento: “Amor e Samba”, o segundo bloco do álbum “Esse Menino Sou Eu”.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O DVD é o segundo da carreira solo do artista. Lançado há dez dias, o penúltimo bloco do novo trabalho conta com a participação de Zeca Pagodinho, Alexandre Pires e Amanda Amado, neta da Tia Gessy, uma das madrinhas musicais do artista.
Sobre a inspiração do nome do bloco Amor e Samba, Xande diz que a ideia surgiu a partir do sentimento que ele tem pelo ritmo musical.
“Eu sou uma pessoa muito apaixonada pelo o que eu faço. Eu sempre fui muito abastecido por música. Então, isso vem mesmo do sentimento. Aí, a gente acabou dando esse nome, que partiu de mim porque é de verdade mesmo”, contou o sambista.
DVD dividido em três blocos
Intitulado “Alô, Bateria”, o primeiro bloco foi lançado em maio deste ano, com 21 faixas musicais.
Já o segundo conta com 13 canções, oito a menos que o primeiro bloco.
Segundo a assessoria do cantor, o terceiro e último bloco será divulgado no final de julho.
Até o momento, as canções já somam mais de cinco milhões de reproduções nas principais plataformas de streamings.
Além de Zeca e Alexandre Pires, o DVD também conta com as participações de Ferrugem, Belo, Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, e o Grupo Menos é Mais.
Ao Portal Norte, Xande de Pilares disse que está muito feliz com o resultado.
Artistas x plataformas digitais
Xande contou que músicos da mesma geração que ele ainda estão aprendendo a lidar com os streamings.
“Tenho uma relação muito boa porque eu sou um cara muito antenado, gosto de estar sempre atualizado em tudo que tá acontecendo. A única coisa que eu gostaria é a volta da ficha técnica. Porque existem pessoas dentro de uma gravação e todo mundo trabalha pra ter seu trabalho reconhecido”, explicou o artista.
De acordo com o cantor, o retorno financeiro dos serviços de streaming é bastante positivo.
RELACIONADAS
+ Funk: Dennis DJ e Kevin O Chris alcançam top 1 no Spotify Brasil
+ Com ‘Funk Rave’, Anitta quebra próprio recorde no Spotify
Carnaval
Sem esconder expectativa para os próximos meses, o artista antecipou que vai disputar escolha de samba-enredo em algumas escolas de samba cariocas.
Salgueirense assumido, o sambista tem orgulho de dizer que ganhou algumas disputas de samba-enredo pela escola de samba, conquistando os prêmios Estandarte de Ouro e Tamborim de Ouro.
Agenda de shows
A turnê de “Esse Menino Sou Eu” terá início dia 19 de agosto, no Tokio Marini, em São Paulo. E, no dia 6 de setembro, Xande de Pilares vai cantar no Morro da Urca, na Zona Sul do Rio, local onde gravou o DVD.
O artista revelou estar focado na carreira nacional.
Mas, no ano que vem, ele pretende levar a turnê atual com algumas ‘novidades’ para o exterior.
Sobre Xande de Pilares
Apesar de não ter nascido no bairro de Pilares, na Zona Norte do Rio, Alexandre Silva de Assis adotou este sobrenome para a carreira.
Ele nasceu e foi criado no morro da Chacrinha, também na Zona Norte do Rio, a 15 km de Pilares.
Aos 51 anos de idade, Xande já cantou com Martinho da Vila, Elza Soares, Tieê, Jorge Aragão e Mumuzinho, além de ter escrito canções para Caetano Veloso, Maria Rita, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Leci Brandão e Zeca Pagodinho.
No início dos anos 1990, ele ajudou a fundar o grupo Revelação. Em duas décadas foram gravados nove álbuns e quatro DVDs, sem contar as participações especiais.
Em 2014, ele saiu do Revelação e gravou seu primeiro álbum solo.
Cinco anos depois, Xande realizou duas turnês europeias, passando por Suíça, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Portugal, França e Espanha.
Durante a pandemia da covid-19, o sambista compôs mais de 500 músicas.
Recentemente, o artista interpretou o personagem Darci em “Todas as Flores”, novela disponível no GloboPlay.