Ao lado dos jovens musicistas do NEOJIBA da Bahia, a violinista japonesa Midori, uma das melhores do mundo, se apresenta pela primeira vez em Manaus.
A turnê chega ao Teatro Amazonas, no Centro da cidade, nos dias 17 e 18 de agosto.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A entrada é gratuita, por ordem de chegada.
A recomendação é que o público chegue 40 minutos antes do horário das apresentações.
Projeto NEOJIBA
Depois do grande sucesso da oitava turnê internacional do NEOJIBA, com a realização de concertos em seis países europeus em 2022, os jovens musicistas do programa do Governo da Bahia estão viajando neste ano pelo Brasil.
A “Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, celebra os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.
Pela primeira vez em uma turnê, as principais formações musicais do programa, a Orquestra NEOJIBA e o Coro Juvenil do NEOJIBA, estão reunidas.
Os grupos, que somam 150 jovens instrumentistas e cantores, irão se apresentar nos principais palcos de sete cidades do Norte e Nordeste do país.
Apresentação em Manaus
Esta será a primeira vez que o NEOJIBA se apresentará na Amazônia.
No dia 17, às 20h, acontece a apresentação da ópera nordestina “Dulcinéia e Trancoso”, sob regência de Lucie Barluet.
Já no dia 18, no mesmo horário, acontecerá um concerto sinfônico, regido pelo maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do NEOJIBA, com a solista japonesa Midori, uma das maiores violinistas da atualidade.
Midori já participou de uma outra turnê do NEOJIBA, em 2016, que percorreu as principais salas da Suíça, Itália e França.
A “Turnê da Liberdade” começará em Aracaju no dia 5/8 e também passará por Maceió (7), Recife (8), João Pessoa (9 e 10) e Mossoró (12 e 13).
O encerramento acontecerá em Salvador, no próximo dia 20.
RELACIONADAS
+ Festival Música na Estrada estreia em Manaus nesta segunda-feira, 7
+ #SouManaus 2023: confira os artistas locais confirmados
+ Começam inscrições para 11º Festival Amazonas de Dança; confira
Referência
O NEOJIBA tornou-se referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música.
Esta será a quarta turnê nacional realizada pelo programa, que já recebeu inúmeros prêmios de reconhecimento pelo trabalho que realiza.
A Orquestra NEOJIBA também acumula críticas elogiosas por onde passa, como a do renomado crítico francês Alain Lompech, que deu cinco estrelas ao concerto na Philharmonie de Paris.
Elenco
17/08 – Manaus – Teatro Amazonas, às 20h
Ópera “Dulcinéia e Trancoso”, com o Coro Juvenil, sob regência de Lucie Barluet
Solistas: Alessandra dos Santos Lima, Maiane Santa Izabel, Camila Ceuta (sopranos), Samuel Marques, Thiago Alves (tenores), Esdras Silva, Guilherme Bispo, Iuri Nery (baixos)
18/08 – Manaus – Teatro Amazonas, às 20h
Concerto da Orquestra NEOJIBA e do Coro Juvenil, sob regência de Ricardo Castro Solista: Midori