O filme dirigido por Lucia Murat, ‘O Mensageiro’, esteve entre os principais filmes exibidos no Festival Internacional de Filmes do Rio de Janeiro, e foi protagonizado por Shi Menegat, que concedeu uma entrevista ao Portal Norte.

O filme está sendo exibido nesta quarta-feira (1º), na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, pela primeira vez no estado paulistano. A sessão está aberta no Espaço Itau Augusta, às 13h30.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Indicado como Melhor Longa de Ficção, ‘O Mensageiro’ se passa durante a Ditadura Militar, onde Vera, interpretada por Valentina Herszage, é presa em uma fortaleza militar e, no local, conhece o soldado Armando, por Shi Menegat.

Shi Menegat dá vida a um jovem soldado, que vem de uma família humilde e entra para o exército durante o período da ditadura.

Foto: Divulgação/Taiga Filmes

Após presenciar alguns acontecimentos, o jovem passa a se questionar sobre as decisões e posicionamentos da instituição que fazia parte.

De acordo com a artista, ela se surpreendeu quando descobriu que faria o papel de um soldado. Nas redes sociais, ela relata que talvez seria o último personagem que pensaria em fazer.

“Foi um contato muito forte com a questão do personagem ser um soldado”, disse a atriz.

Cena de “O Mensageiro” Foto: Divulgação/Imdb

Ao mesmo tempo que considerou um desafio na época, hoje em dia ela admite que ficou feliz com a oportunidade.

“Eu fiquei muito feliz com a oportunidade de trabalhar com a Lucia, isso me deu uma confiança no meu trabalho e nisso eu pensei no que eu poderia fazer e oferecer para melhorar a minha entrega”, afirmou a Menegat.

O filme foi gravado em 2021, durante a pandemia, onde a maioria dos ensaios foram através de reuniões online. O preparo físico também foi feito em casa através de um acompanhamento virtual.

lucia-murat
Lucia Murat, diretora e roteirista de “O Mensageiro” – Foto: Reprodução/Instagram @taigafilmes

Perguntado sobre como ela achava que esse filme seria recebido pelo público, respondeu:

“Acredito que ele vem muito para mostrar essa possibilidade de diálogo e de recomeços”. comentou Menegat.

O filme aborda sobre polarização política e principalmente a disseminação de uma falsa perspectiva nos tempos ditatoriais.

Falando um pouco mais sobre o significado do filme, Menegat relata também sobre a ideia da diretora;

“Desde o início, a Lúcia [Diretora e roteirista do longa] disse que nunca faria um filme sobre torturador. No filme esse soldado [Armando] vem de uma origem humilde, rural e compra as ideias de servir a pátria para ter uma carreira e um projeto de vida”. Disse a atriz.

Mesmo com exibições em festivais nacionais e internacionais, o filme ainda não está disponível para todo o público. De acordo com a produção, o filme deve estrear em breve em todos os cinemas brasileiros.

Quem é Shi Menegat

shi-menegat
Foto: Reprodução/Instagram @shimenegat

Shi Menegat é uma atriz, nascida no Rio Grande do Sul, e que ultimamente vem trabalhando com cinema, teatro e dança. É formada em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e já protagonizou também o filme “Tinta Bruta”.

Em 2018, “Tinta Bruta” foi exibido no 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Além destes trabalhos, a atriz participa do elenco da nova versão da novela “Elas por Elas”, que estreou recentemente.

RELACIONADAS

+ ‘Matilda – O Musical’ está em cartaz em São Paulo; saiba detalhes

+ Assassinato de Lennon: documentário terá depoimentos inéditos

+ Atriz Mariana Rios solicita ajuda após ter a casa roubada em SP