O comediante e ex-BBB Nego Di, foi removido da lista de indicados ao Prêmio Ibest 2024 devido à disseminação de notícias falsas sobre o estado do Rio Grande do Sul.
Ao realizar uma busca pelo influenciador no portal da premiação, o nome já não figura mais entre os indicados. Por meio das redes sociais, Nego Di abordou a exclusão do Prêmio Ibest 2024, se retratando como alvo de uma perseguição.
“A caça às bruxas começou. Eles [Ibest] me enviaram um longo texto pelo direct informando que minha presença na premiação estava sendo questionada em decorrência de uma decisão do Ministério Público no caso das fake news e sugerindo que, se eu conseguisse recorrer, poderiam reconsiderar minha participação”, comentou o ex-BBB.
VAI TOMAR NO CU @PremioiBest 🖕🏾 pic.twitter.com/kXfBeRj20g
— NEGO DI (@negodioficial) May 13, 2024
Entenda a investigação
No último sábado (11), o Ministério Público do Rio Grande do Sul obteve uma decisão favorável da Justiça para a remoção das publicações de Nego Di sobre as doações às vítimas das enchentes. Segundo o MP, o comediante fez acusações e compartilhou informações “sem embasamento probatório”.
“A disseminação de informações inverídicas, sem embasamento na realidade sobre a atuação estatal, atrapalham o dedicado trabalho de socorro, gerando incerteza e insegurança à população, com potencial de desestimular a ajuda da sociedade civil”, escreveu a juíza Fernanda Ajnhorn.
Além da exclusão das publicações, a Justiça também determinou que Nego Di se abstenha de disseminar notícias falsas sobre o Rio Grande do Sul, sob pena de multa de R$ 100 mil. Ademais, a Meta, empresa responsável pelas plataformas Instagram, Facebook e WhatsApp, recebeu ordem para remover as publicações.