Apesar dos tamanhos completamente opostos, é inegável que sucuris e jacarés amedrontam quando caçam. Durante um confronto entre esses grandes predadores, o guia turístico João Arruda registrou cada detalhe da intensa luta pela sobrevivência.
Ao g1, o profissional disse que o registro aconteceu no Parque Estadual Encontro das Águas, durante passeio no Pantanal mato-grossense. Segundo o guia turístico, o confronto entre a sucuri e o jacaré durou, ao menos, cerca de 2 horas.
Segundo o biólogo Henrique Abrahão, em contato com o site, os jacarés costumam predar sucuris e, da mesma forma, as sucuris costumam também predar jacarés. No último caso, as serpentes procuram os répteis ainda filhotes; veja aqui.
Apesar de serem referência na hora da caçada, cada réptil possui sua particularidade no momento de garantir a presa. Os jacarés partem para o ataque, com suas imponentes mordidas, enquanto as sucuris realizam um ataque silencioso pelo “abraço”.
Quem levou a melhor?
João Arruda disse que, ao flagrarem os animais, a luta pela sobrevivência já havia começado. Segundo o guia, o encontro com o jacaré e a sucuri aconteceu por volta das 15h20 e permaneceu até a hora que foram embora, por volta das 17h30.
Apesar da defensiva da sucuri, o jacaré parecia muito forte no ataque. João disse que saíram do local sem ver o desfecho, que deve ficar apenas no imaginário dos espectadores da luta entre os predadores.
Um dos internautas comentou: “Acho pouco provável a sucuri ter conseguido fugir”.
Assista:
Sucuri consegue comer jacaré?
Sucuris conseguem predar pequenos jacarés, ainda como filhotes. A espécie pega suas presas por constrição, as sufocando com o “abraço”. Aplicando força, a serpente interrompe a circulação de sangue para órgãos vitais.
Conforme o Dr. Lucas Ferrantes, pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e especialista em anfíbios e repteis, a sucuri não é venenosa; saiba mais.