A quebra-pedra, da espécie Phyllanthus niruri, é uma planta medicinal eficaz para prevenir pedras nos rins e vesícula, proteger o fígado e melhorar a prisão de ventre.
Rica em alcaloides, flavonoides, triterpenos e ligninas, possui propriedades diuréticas, hepatoprotetoras, antioxidantes e antiespasmódicas. As partes usadas dessa planta são as folhas, flores, raízes e sementes.
Essas partes são utilizadas para preparar chás, tinturas ou cápsulas, disponíveis em ervanárias, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.
A planta também pode ser encontrada pelo Brasil com outros nomes, entre eles: pimpinela branca, saxífraga ou arranca-pedras.
Receita de chá de quebra-pedra
Ingredientes:
- 20 g de quebra-pedra;
- 1 litro de água;
Conheça: Chá de Sucupira: para que serve e como usar a semente?
Modo de preparo:
- Ferva a água;
- Desligue o fogo e acrescente as folhas;
- Deixe a mistura repousar por 5 a 10 minutos;
- Coe o chá e sirva o chá morno.
O chá funciona contra pedras nos rins?
Embora o chá não quebre as pedras diretamente, ele ajuda a prevenir e tratar a calcificação a longo prazo, isso devido às suas propriedades diuréticas e antioxidantes, que também combatem diversas outras doenças além dos cálculos renais.
Incorporar a quebra-pedra na rotina pode trazer inúmeros benefícios à saúde. No entanto, o chá não pode substituir tratamento médico e esta matéria não pode substituir consultas médicas.
Com informações de UROSERV, Minha Saúde e Tua Saúde.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.