Ícone do site Portal Norte

Jordan Chiles se pronuncia pela primeira vez após perder o bronze; veja

Jordan Chiles teve que devolver a medalha de bronze. Foto: Reprodução Internet

Jordan Chiles teve que devolver a medalha de bronze. Foto: Reprodução Internet

A ginasta norte-americana Jordan Chiles reage pela primeira vez após a perda da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“Estou impressionada com o amor que recebi nos últimos dias. Também sou extremamente grata à minha família, companheiros de equipe, treinadores, torcedores, USAG e USOPC por seu apoio inabalável durante este momento difícil. Ao comemorar minhas conquistas olímpicas, ouvi a notícia devastadora de que minha medalha de bronze havia sido retirada. Confiei no recurso interposto pelo USAG, que deu provas conclusivas de que minha pontuação seguiu todas as regras. Este apelo não teve êxito.

Eu não tenho palavras. Esta decisão parece injusta e é um golpe significativo, não apenas para mim, mas para todos que defenderam minha jornada. Para aumentar a tristeza, os ataques espontâneos de motivação racial nas redes sociais são errados e extremamente prejudiciais. Dediquei todo o meu coração e alma a este desporto e tenho muito orgulho em representar a minha cultura e o meu país.

Nunca vacilarei nos meus valores de competir com integridade, lutar pela excelência, defender os valores do espírito desportivo e as regras que ditam a justiça. Tenho orgulho de torcer por todos, independentemente do time ou país. Encontrar a alegria novamente foi uma mudança cultural e adoro ver outras pessoas abraçando isso. Sinto que dei permissão a todos para serem autênticos com quem são.

Agora estou diante de um dos momentos mais desafiadores da minha carreira. Acredite em mim quando digo que tive muitos. Abordarei este desafio como fiz com outros – e farei todos os esforços para garantir que a justiça seja feita. Acredito que no final desta jornada, as pessoas que estão no controlo farão a coisa certa”, declara.

O polêmico pódio

A atleta disputou o solo da ginástica artística e conquistou o 3° lugar no pódio, atrás de Simone Biles (prata) e Rebeca Andrade (ouro).

Durante a competição, a ginasta romena, Ana Barbosu, garantiu a nota 13.700, terceira melhor pontuação, que garantiu o seu bronze naquele momento.

Entretanto, Jordan Chiles foi a última a se apresentar e no fim ganhou a mesma pontuação de Ana. A norte-americana recorreu então à revisão e nota e ficou com 13.766.

Enquanto isso, a romena estava comemorando seu bronze após o término das apresentações quando a mudança apareceu no telão e Chiles entrou no seu lugar.

Por que Jordan Chiles perdeu a medalha de bronze?

A atleta caiu no choro após sua saída do pódio. Contudo, Ana Barbosu e a Federação Romena de Ginástica solicitaram outra revisão de notas e declararam que o que aconteceu foi “injustiça”.

Por fim, o Comitê Olímpico Internacional declarou que a medalha de Chiles deveria ser devolvida e realocada para Barbosu.

Nesta sexta-feira (16), um dia após o pronunciamento de Jordan Chiles, a atleta romena recebeu a medalha de bronze.

Por fim, sua premiação aconteceu na Casa Olímpica em Bucareste, na Romênia. Além disso, recebeu a medalha das mãos de Octavian Morariu, membro do Comitê Olímpico Internacional.

“Obrigada a todos que adicionaram um pouco de bronze a esta medalha. Neste momento, não posso deixar de pensar também em Sabrina [Maneca-Voinea] e Jordan. É uma situação difícil para nós, com tantas incertezas e emoções avassaladoras. Não fizemos nada de errado nos Jogos Olímpicos. O espírito olímpico é mais importante do que qualquer mal-entendido entre as autoridades, quero acreditar que chegará o dia em que nós três receberemos a medalha de bronze” diz Ana Barbosu.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile