Um hipopótamo-pigmeu, chamado Moo Deng, se tornou a nova obsessão da internet ao virar meme por sua fofura cativante e comportamento peculiar.

O animal, que nasceu há dois meses na Khao Kheow Open Zoo, na Tailândia, tem ganhado repercussão online, transformando as redes sociais da instituição em um tipo de “daily“, perfil com conteúdos que mostram sua rotina.

Durante ela, Moo Deng geralmente está comendo, dormindo e interagindo de maneira “agressiva” com os cuidadores. No entanto, sem afetá-los fisicamente.

Assim, a atenção voltada para a “carne de porco saltitante”, significado do seu nome em tailandês, impactou o número de visitantes, que dobrou nas últimas semanas, que em resposta, fez o zoológico anunciar uma linha de produtos inspirada no jovem hipopótamo.

Além disso, Moo Deng ganhou uma página na Wikipedia, desenvolveu doces temáticos em um café de Bangkok e foi usada pela embaixada da Tailândia em iniciativas promocionais.

A febre em torno do hipopótamo chegou ao ponto de influência sobre a marca de cosméticos Sephora, que recomendou toneladas de blush às conversas semelhantes de Moo Deng em uma postagem no Instagram.

Atenção de Moo Deng preocupa cuidadores

O fenômeno global que Moo Deng virou com diversos memes na internet trouxe preocupações com a sua segurança.

Relatos de visitantes jogando alimentos, como bananas e mariscos, no recinto dos hipopótamos para chamar sua atenção levaram o diretor do zoológico, Narongwit Chodchoi, a publicar um comunicado solicitando o fim desse comportamento, classificado como “perigoso e cruel”.

Contudo, medidas adicionais, como a instalação de câmeras e possíveis ações legais, estão sendo consideradas para garantir um ambiente seguro para um filhote.

Hipopótamo-pigmeu: conheça a espécie de Moon Deng

Nativos da África Ocidental, os hipopótamos-pigmeus estão ameaçados de extinção, com uma população estimada de apenas 2 mil indivíduos na natureza.

Essa espécie noturna e territorial possui hábitos reservados e, ao contrário de seus parentes maiores, costuma viver de forma mais solitária.

O hipopótamo-pigmeu recém-nascido pesa entre 4,5 e 6,4 kg, permanecendo então ao lado da mãe até o desmame, que ocorre entre seis e oito meses.

A dieta desses animais contém gramíneas, folhas, brotos e frutas caídas, consumidas principalmente no final do dia. A expectativa de vida média do hipopótamo-pigmeu é de 30 a 50 anos, embora haja poucas informações incluídas sobre sua vida na natureza.