O influenciador Agenor Tupinamba revelou que, recentemente, quase mataram a famosa capivara Filó, que viveu uma saga nacional no ano passado. Em suas redes sociais, ele falou que ela estava tranquilamente no terreno quando a atacaram.
Agenor disse que um casal se aproximou do terreno em uma canoa, na tarde de domingo (27), quando desferiram golpes com um remo contra o animal. O artefato atingiu a cabeça da capivara, mas logo o pai do influenciador correu para socorrê-la.
“Passou uma canoa, com um homem e uma mulher dentro. O cara viu [a Filó], voltou na canoa e encostou na ‘beira’. Chegando lá, ele pegou o remo e deu uma ‘cacetada’ na cabeça dela, só que meu pai viu e gritou”, descreveu.
Agenor disse que encaminharam imagens dos ferimentos da capivara Filó para um veterinário e em seguida constataram que houveram apenas feridas superficiais. Na manhã de segunda-feira (28), voltou a confirmar que o animal está bem.
Polêmica com Agenor
A polêmica envolvendo a capivara Filó começou após o Ibama multar o influencer Agenor Tupinambá em mais de R$ 17 mil por manter animais silvestres em cativeiro e fazer publicações com eles nas redes sociais.
Agenor, que mora em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas, ficou famoso no TikTok e Instagram ao compartilhar vídeos com Filó e outros animais. Antes das polêmicas, ele compartilhava a rotina com os bichos.
Além da multa, o Ibama lhe obrigou a retirar as publicações com os animais das redes sociais e a entregar o animal silvestre.
Como está a capivara Filó hoje, em 2024?
Apesar disso, no final de abril de 2023, a capivara Filó voltou para os braços de Agenor.
Para isso, lhe impuseram condições: a Justiça determinou que Agenor deve informar periodicamente o estado de saúde da capivara e garantir acesso irrestrito aos órgãos ambientais para fiscalização.