O dia 2 de dezembro é marcado pelo nascimento de Ana Catarina Malfatti, conhecida como Anita Malfatti, uma das maiores artistas do modernismo brasileiro e nomes da Semana de Arte Moderna (1922).

Nascida em São Paulo, em 1889, Malfatti fez na cidade sua primeira exposição individual, em 1914, mas foi três anos depois quando ela ganhou mais destaque em sua carreira, após uma crítica negativa feita pelo escritor Monteiro Lobato.

Contudo, o talento dela só ganhou destaque em sua participação na Semana de Arte Moderna, em 1922.

Trajetória profissional de Anita Malfatti

A artista morou na Alemanha e também nos Estados Unidos, lugares em que ela estudou. Anita passou pela Arts Students League of New York e na Independent School of Art.

No Brasil, Anita Malfatti fez parte do Grupo dos Cinco, formado pelos colegas modernistas Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Menotti del Picchia e também Oswald de Andrade.

Além de pintora e desenhista, Anita era tambpem gravadora, ilustradora e professora, que participou do Salão Revolucionário, da Sociedade Pró-Arte Moderna, do Salão Paulista de Belas Artes e também ocupou o cargo de presidente do Sindicato De Artistas Plásticos De São Paulo, em 1942.

As principais obras deixadas como o legado da artista foram “A Mulher do Pará” (1927), “A Floresta” (1912), “A Boba” (1916), “O homem amarelo” e “Tropical” (1917).

Anita Malfatti morreu aos 75 anos, no dia 6 de novembro de 1964, quando estava internada na Santa Casa de Misericórdia de São paulo.