Para o povo indígena Guarani, o Ano Novo já começou. O Arapyau (Ano Novo Guarani), é uma festa tradicional indígena e celebra a sabedoria do povo originário. 

Neste ano, cerca de 800 indígenas, entre eles 350 crianças e 15 idosos, comemoraram na Aldeia Rio Silveira, em Boracéia – divisa de Bertioga com São Sebastião.

O novo ciclo conta com um ritual de abertura, um batismo em agradecimento aos ancestrais indígenas. Apresentações de canto e dança, arco e flecha.

O evento é sagrado e acontece na primeira semana de setembro, que os Guaranis purificam a mente e renovam as plantações e outras produções.

Como visitar a Aldeia Rio Silveira

Ao longo do ano, a Aldeia Rio Silveira possui um roteiro agendado e por intermédio de um guia indígena, os visitantes conhecem a biodiversidade da reserva, a cultura e alimentação típica. As atividades do local são publicadas no perfil do Instagram da comunidade.

A comunidade vive dentro das suas ocas ou casas, feitas com madeira de “palmeira-pati” e algumas de alvenaria.

Os visitantes podem conhecer de perto a cultura, a vivência, além de experimentar a tradicional pintura corporal e alimentos da culinária Guarani.

O local está inserido em um trecho preservado da Mata Atlântica, com formações vegetais riquíssimas, classificadas como Floresta de Restinga e Floresta Ombrófila Densa.

Para visitar é necessário agendar com o Cacique Aldolfo Wera Mirim, através do número (11) 94231-7570, Adolfo ou com Sérgio Kaŕai pelo telefone (12) 98882-0419.  Os visitantes devem entrar pela Avenida Guarani, 1000, no bairro Boraceia, em São Sebastião, São Paulo.

Sustentabilidade

O Arapyau é uma tradição cultural Guarani, que acontece em setembro por ser considerado o mês de plantios, rituais de agradecimento e proteção.

Além da tradição, o evento é uma porta de entrada para parcerias e um aumento na renda do povo originário com a venda dos artesanatos.

A aldeia realiza a venda de artesanatos e conta com a ajuda do turismo. A comunidade possui redes sociais, para que a população possa conhecer e visitar o local.