No Brasil, o Natal é um época de montar árvores, decorar a casa e fazer receitas deliciosas, com ou sem ameixas. Mas, em outros países ao redor do mundo, as tradições de Natal podem ser bem diferentes dos brasileiros.

Para quem quer explorar mais sobre essa celebração, confira as tradições de Natal mais curiosas:

  • O Krampus na Áustria

Na Áustria, o Natal tem uma forte ligação com o Dia de São Nicolau. Acredita-se que enquanto o santo recompensa as crianças comportadas, o seu cúmplice pune quem não se comportou.

Então, quando o Natal se aproxima, homens e mulheres austríacos se vestem de Krampus e saem para aterrorizar as crianças.

O Krampus também está presente na cultura alemã.

Homem vestido de Krampus – Foto: Michaela Rehle/AFP.
  • Pudim em chamas no Reio Unido

Estamos acostumados com pratos como peru, frango, arroz com ameixas, salpicão e bacalhau na ceia de Natal, mas, no Reino Unido, um prato chama mais atenção: pudim em chamas.

Segundo o G1, os britânicos gostam de saborear um pudim de natal com as luzes apagadas. O doce é queimado em frente aos convidados, virando uma iluminação comestível.

Pudim tradicional britânico. – Foto: iStock.
  • Cabra em chamas na Suécia

Outra tradição de Natal curiosa é o que acontece na Suécia. A cidade de Gävle contrói uma cabra gigante de palha, símbolo da celebração de Natal escandinava, segundo a BBC.

Nos últimos anos, a escultura gigante montada foi queimada 29 vezes.

Cabra gigante feita de palha em Gavle. – Foto: Reprodução/ Reddit.
  • Casamento na República Tcheca

O Natal é um momento importante para as solteiras na República Tcheca. Segundo a tradição, a mulher solteira precisa ficar de costas para a porta da casa e jogar o sapato para trás.

Caso o sapato aponte para a porta, é sinal verde para casamento. Contudo, quando o sapato aponta para direção contrária, indica que ela vai continuar solteira por pelo menos um ano.

  • Corrida de Papais e Mamães Noel

Fundado desde 2018, a corrida de pessoas fantasiadas de Papai e Mamãe Noel ganham as ruas de Zapopan, que fica na região metropolitana de Guadalajara, no México.

Os percusos variam de 1, 5 e 10 quilômetros e é possível ver uma rua completamente vermelha por conta dos trajes natalinos.

Corredores vestidos de Papai e Mamãe Noel se reúnem no México. – Foto: ULISES RUIZ / AFP.