No último sábado (4), o ator Adanilo gerou polêmica ao falar “castanha-da-Amazônia” durante um programa de televisão. A ex-BBB Alane Dias se pronunciou as redes sociais afirmando que o termo certo seria “castanha-do-Pará”, iniciando uma discussão que envolveu várias personalidades.
Além de Alane, outros ex-brothers opinaram sobre a discussão. Entre eles, Lucas Buda apareceu nas redes sociais e explicou a origem do termo.
“O Amazonas é o maior produtor de castanha do norte, seguido pelo Acre e depois o Pará. O Pará foi o primeiro estado a exportar a castanha para o resto do país e do mundo. Em 1992, a convenção mundial dos frutos secos decidiu que o nome seria castanha-da-Amazônia.”
Além dele, a ex-BBB Giovanna Lima, que é nutricionista, escreveu nas redes que na área da nutrição, o fruto é conhecido como “castanha-do-Brasil”, pois é o nome na maioria das tabelas de composição de alimentos.
Giovanna também confirmou o que Buda disse em vídeo sobre o estado do Pará ser o primeiro a ter comercializado a castanha em larga escala, mas confirmou que por ser da região Amazônica, a noz também pode ser referida pela localização.
Por fim, a nutricionista afirmou que os termos”castanha-do-Pará” e “castanha-da-Amazônia” estão corretos.
O posicionamento mais recente foi do ex-BBB Vyni, que participou do reality em 2022. O influenciador escreveu nas redes sociais que, ao invés de perderem tempo em uma discussão sobre uma castanha que possui diversas variações, deveriam dar visibilidade ao ataque na comunidade indígena Avá Guarani.
Após a repercussão, Vyni apagou a postagem e afirmou que o público não soube interpretar o posicionamento. Além disso, escreveu nas redes sociais que não faria nada esse ano para sair em página de fofoca.
Ator do Amazonas fala ‘castanha-da-Amazônia’ e Alane Dias se revolta
O ator amazonense Adanilo provocou polêmica ao usar o termo “castanha-da-Amazônia” durante um programa de televisão no sábado (4). A declaração gerou repercussão negativa, especialmente entre páginas de fofoca do Pará, que criticaram o uso do termo e destacaram “castanha-do-Pará” como o mais adequado.
A ex-BBB Alane Dias, conhecida por sua personalidade incisiva, entrou na discussão. Após publicar diversas indiretas nas redes sociais, a dançarina gravou um vídeo no TikTok para reforçar sua opinião.
“É ‘castanha-do-Pará’. Estou falando o óbvio, porque às vezes o óbvio precisa ser dito (…) Não é ‘castanha-do-Brasil’, não é ‘castanha-da-Amazônia’, é muito simples: P – A – R – Á. Não é difícil falar ‘Pará’”, afirmou Alane em tom provocativo.