Ícone do site Portal Norte

‘Ainda Estou Aqui’ vence prêmio internacional no Festival de Cinema de Palm Springs neste domingo (12)

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui conquistou um prêmio internacional, sendo reconhecido como o melhor longa-metragem internacional do Festival de Cinema de Palm Springs, na Califórnia, neste domingo (12).

Estrelado por Fernanda Torres e dirigido por Walter Salles, a produção foi escolhida pelo Brasil para representar o país em sua tentativa por uma vaga no Oscar.

O júri do festival destacou que Ainda Estou Aqui transmite o horror da ditadura a partir da perspectiva íntima de uma mãe que luta não apenas para proteger sua família de cinco anos, mas também sua própria dignidade.

De acordo com os membros do júri, o filme “evoca a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama”, e Walter Salles foi elogiado por “capturar um momento crítico da história com detalhes meticulosos e envolventes”.

O júri da FIPRESCI foi composto por Brian D. Johnson (crítico de cinema canadense), Marcelo Janot (crítico de cinema brasileiro) e Paola Casella (crítica de cinema italiana).

Próximas premiações de ‘Ainda Estou Aqui’

O sucesso brasileiro foi indicado a mais dois prêmios internacionais. Além disso, o filme entrou na lista de pré- indicados em outras duas premiações inclusive o Oscar.

26 de janeiro – Satellite Awards

No Satellite Awards, ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres foram indicados nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz em Filme de Drama, respectivamente.

8 de fevereiro – Premios Goya

O filme foi indicado ao Goya 2025, principal premiação do cinema espanhol, como um dos melhores filmes íbero-americanos.

16 de fevereiro – BAFTA

O BAFTA, considerado o “Oscar britânico”, anunciou a pré-lista de indicados no dia 3. “Ainda Estou Aqui” está entre os selecionados para Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, mas Fernanda Torres não entrou para a categoria de Melhor Atriz. A lista de indicados será divulgada no dia 15 de janeiro.

2 de março – Oscar

Divulgada no dia 17 de dezembro, o filme está na lista de pré-indicados ao Oscar, os concorrentes oficiais serão oficializados no dia 17 de janeiro. O longa pode concorrer ao prêmio de melhor filme internacional. Essa lista prévia não existe para a categoria de Melhor atriz, então ainda não se sabe se Fernanda Torres deve está na lista do prêmio.

Sair da versão mobile