Isabelle Nogueira é uma das três finalistas do Big Brother Brasil (BBB) 24, após eliminação da paraense Alane no paredão triplo do último domingo (14). 

Formada em Letras, pós-graduada em em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior, a sister é mais conhecida pela atuação como Cunhã-Poranga do Boi Garantido.

Natural do bairro Presidente Vargas, na Zona Sul de Manaus, Isabelle Nogueira conquistou o apoio até dos rivais no Festival Folclórico de Parintins por conta da promoção da cultura do Amazonas no maior reality do país.

Aos 31 anos, ela atua como dançarina e influencer, tem quase 4 milhões de seguidores no Instagram e disputa o prêmio de R$ 2,4 milhões no BBB 24.

Vida pessoal

Filha de Jaqueline Nogueira, de 44 anos, irmã mais velha de Vittor, de 22 anos e Sofia, de 12 anos, a finalista do Big Brother Brasil já atuou como vendedora de roupas e graduou-se aos 19 anos na Faculdade Esbam.

Antes de integrar o elenco do BBB, a participante afirmou que sempre teve o sonho de ser professora. Foi Miss Manaus em 2013 e, de 2015 a 2017, atuou como Rainha do Folclore, após concurso realizado em Parintins.

Isabelle Nogueira ainda foi premiada como Miss Amazonas Globo, em 2016 e Rainha do Peladão, em 2018. Atuou como Cunhã-Poranga do Boi Brilhante, de Manaus, foi Cirandeira Bela da Ciranda Sensação, Índia Branca da Tribo Tucanos do Alto Rio Negro e Cunhã-Poranga do Boi Corre Campo, em Nova Olinda do Norte.

Ela possui um papagaio (Romeu) e uma arara (Jackson), que fazem parte de um programa de reabilitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os animais não vivem com ela, mas recebem visitas frequentemente.

Cunhã-Poranga

Depois de tornar-se Rainha do Folclore do Garantido, em 2014, Isabelle Nogueira conquistou o título de Cunhã-Poranga do Garantido, em 2017, com atuação a partir do ano seguinte e apresentação no Carnaval do Rio de Janeiro.

Em tupi-guarani, “Cunhã-Poranga” significa mulher bonita. No festival, a mulher que representa o item é uma dançarina que se veste como guerreira e exibe a força e a beleza da mulher da floresta.

Ela possui uma toada com referência ao próprio nome, “Isa-A-Bela”, do ano de 2022, de autoria de Paulinho Du Sagrado.

Apesar de representar o item 9 do festival da Ilha Tupinambarana, Isabelle Nogueira foi campeã apenas uma vez, em 2019. Por conta da pandemia, não houve disputa em 2020 e 2021. Em 2022 e 2023, o campeão foi o Boi Caprichoso.