Ícone do site Portal Norte

Bloco da Saúde abre desfile das escolas do Grupo Especial em Manaus

Bloco da Saúde abriu os trabalhos no Sambódromo - Foto: Henrique Silva/Semsa

Bloco da Saúde abriu os trabalhos no Sambódromo - Foto: Henrique Silva/Semsa

O tradicional “Bloco da Saúde” abriu o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus, neste sábado (18), no Centro de Convenções, o sambódromo.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Servidores participaram do desfile, chamando a atenção para diversas formas de promoção da saúde e a importância de acessar os serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

No Bloco da Saúde, servidores da saúde fazem alerta sobre combate à dengue – Foto: Henrique Silva/Semsa

O bloco é realizado em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde – Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), e traz reflexões importantes nesse momento de folia.

A folia aborda temas como a doação de sangue, o combate ao Aedes aegypti e a prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Bloco da saúde

Cerca de 150 servidores da Semsa estavam presentes no bloco, que teve início às 18h, e seguiu por toda a alameda do Samba, mesmo sob muita chuva.

Segundo o enfermeiro Antônio Fernandes, técnico de Vigilância Epidemiológica do Distrito de Saúde Oeste, um dos esforços da Semsa neste Carnaval é chamar atenção para a prevenção e controle das ISTs.

Nem a chuva desanimou os brincantes do Bloco da Saúde – Foto: Henrique Silva/Semsa

Ainda conforme o profissional, esse trabalho é feito durante o ano inteiro, mas é intensificado no período carnavalesco.

“Nós estamos aproveitando esse contato para explicar também outros métodos de prevenção às ISTs, como a profilaxia de pré e pós exposição ao HIV”, disse.

RELACIONADAS

+ Confira destaques do 2º dia de desfiles das escolas de samba de SP

+ Bloco ‘Dois pra lá e Dois pra cá’ reúne melhores ritmos em Manaus

+ Carnaval de Educandos 2023 comemora 40 anos com muita folia em Manaus

Além do trabalho de educação em saúde, a Semsa está com uma estrutura montada para atendimentos aos casos de urgência, em um posto fixo e também nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Há ainda a realização da fiscalização sanitária das barracas que vendem alimentos no sambódromo.

Sair da versão mobile