Ícone do site Portal Norte

Carnaval 2023: Saúde divulga dados sobre atendimentos durante folia no AM

Dsos sobre atendimentos de saúde no Carnaval foram divulgados nesta quarta (22) - Foto: Eduardo Pravo/FVS-RCP

Dsos sobre atendimentos de saúde no Carnaval foram divulgados nesta quarta (22) - Foto: Eduardo Pravo/FVS-RCP

Os dados sobre os atendimentos de saúde durante o Carnaval 2023 foram divulgados nesta quarta-feira (22), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

As informações constam no Informe Epidemiológico diário com monitoramento cumulativo dos atendimentos de saúde realizados durante o Carnaval na Floresta, no Sambódromo de Manaus.

Atendimentos no Carnaval da Floresta

Foram 59 atendimentos realizados, sendo 52 no sambódromo e 7 no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada, na Zona Oeste da capital, que é a unidade de retaguarda para o evento.

Dos 59 atendimentos, são 45 brincantes da festa e 14 trabalhadores do evento. Todos são moradores de Manaus. 

Dos 59 atendidos, 19 têm 3 doses de vacina contra a Covid-19, 14 têm duas doses, 12 têm 4 doses, 11 têm 1 dose e 3 não informaram o status vacinal.

São 33 mulheres e 26 homens, com idades entre 15 e maiores de 64 anos. Foram realizados 84 testes para detecção de Covid-19, em que 76 apresentaram resultado negativo e 8 apresentaram resultado positivo. 

Foram 4,7 mil pessoas atendidas nas ações de prevenção à saúde e 17 mil preservativos distribuídos.

Também foram realizados 117 testes para detecção de Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST’s), em que 116 apresentaram diagnóstico negativo e 1 com resultado positivo.

RELACIONADAS

+ Quarta-Feira de Cinzas: confira o que abre e o que fecha no Brasil

+ Artista de Parintins fez escultura de São Jorge da Vila Isabel

+ Carnaval requer cuidados adicionais com a sua energia; saiba mais

+ Feriado de Carnaval tem bandas e blocos de rua em Manaus

Quadro clínico

As pessoas atendidas apresentaram os seguintes sinais e sintomas: dor de cabeça, mal-estar, dor de garganta, febre, tosse, coriza, dor no corpo, falta de ar, tontura e desmaio.

Ainda segundo a FVS-RCP, foram realizados os serviços de atendimento médico e de enfermagem, além de aferição de pressão arterial.

As hipóteses diagnósticas são Síndrome Gripal, desmaio, princípio de infarto, fratura facial, escoriações, crise asmática e crise alérgica.

Sair da versão mobile