Já dizia Los Hermanos, ‘Todo Carnaval tem seu fim’… Menos no Rio de Janeiro! A folia vai continuar arrastando multidões pelas ruas do Centro neste fim de semana.

Neste sábado (25), é a vez da Poderosa conduzir o Bloco da Anitta. Já no domingo (26), quando, enfim, a festa termina, será o desfile do tradicional Monobloco.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A concentração de ambas agremiações está marcada para começar às 7h (de Brasília), na rua Primeiro de Março, próximo ao nº 64.

O trajeto vai seguir pela avenida Antônio Carlos, até por volta das 13h.

A expectativa é que o Bloco da Anitta arraste mais de 100 mil pessoas, enquanto Monobloco deve levar às ruas do Rio pelo menos 300 mil.

Além desses dois megablocos, mais de 30 agremiações irão desfilar em diversos bairros do Rio.

A lista completa pode ser conferida no site Blocos de Rua ou no app de Carnaval da Riotur.

Esquema de segurança

A Polícia Militar do Rio vai repetir neste fim de semana o esquema de segurança adotado nos outros desfiles dos megablocos.

Mais de 800 policiais vão atuar no trecho da rua Primeiro de Março até o final da avenida Presidente Antônio Carlos, ponto de encerramento da festa.

A PM ainda disponibilizou pontos de revista ao longo do trajeto e em acessos por ruas transversais, com barreiras com detectores de metais.

Cinco torres de observação foram instaladas, além de drones que transmitirão imagens em tempo real para a sala de operações.

Já as estações de metrô da região vai contar com o monitoramento feito por policiais do Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer).

RELACIONADAS

+ Imperatriz Leopoldinense é campeã do carnaval do Rio 2023

+ Sabrina Sato curte camarote após desfilar na Sapucaí

+ Famosos movimentam camarotes na Sapucaí, no RJ

+ Carnaval 2023: Vila Isabel homenageia Bois de Parintins

Dois milhões de brincantes

Segundo a Empresa de Turismo do Rio (Riotur), os dois maiores blocos do Carnaval 2023 foram o Fervo da Lud e o Cordão do Bola Preta.

Juntos, os dois blocos levaram cerca de duas milhões de pessoas às ruas do Centro do Rio.

A Riotur chegou a divulgar inicialmente que o Fervo da Lud teria sido o maior deste ano, com cerca de 1 milhão de pessoas, mas voltou atrás e concedeu o empate com o tradicional Bola Preta.

Ludmilla arrastou um milhão de pessoas com o seu Fervo da Lud, na Terça Gorda (21) – Foto: Tomaz Silva/Agência EBC

A cantora Ludmilla conduziu o trio poucas horas após fazer sua estreia na Sapucaí, na manhã de terça (21), no time de puxadores da Beija-Flor de Nilópolis.

Já o Bola Preta, que chegou ao 103º desfile este ano – o bloco é de 1918, mas não saiu nos últimos dois anos devido à pandemia – no Sábado de Carnaval (18).

O bloco tradicional contou com o casal de madrinha e padrinho, Maria Rita e Neguinho da Beija-Flor.

Ainda segundo a Riotur, de sábado até terça-feira, mais de 3 milhões de foliões participaram dos desfiles de blocos, cortejos e baterias na cidade.

Um mar de gente encheu as ruas do centro do Rio, no 103º desfile deo Cordão do Bola Preta – Foto: Tomaz Silva/Agência EBC

Desfile das Campeãs: ingressos esgotados

Este sábado (25) também será vez das escolas campeãs do Carnaval voltarem à Marquês de Sapucaí. Os desfiles começam às 22h (de Brasília).

A Liga Independente das Escolas confirmou que todos os ingressos para a festa foram vendidos.

As últimas unidades se esgotaram na quinta-feira (23), antes do meio-dia.

A ordem de apresentação é da sexta colocada até a primeira: Grande Rio (22h), Mangueira (23h), Vila Isabel (0h), Beija-Flor (1h), VIradouro (2h) e a campeã Imperatriz Leopoldinense (3h).

Campeã de 2023, Imperatriz Leopoldinense será a última a desfilar neste sábado (25) – Foto: Vitor Melo/Riotur/divulgação