Técnicos da Secretaria de Estado de Obras Públicas do Acre (SEOP) realizaram na manhã desta terça-feira (17) uma inspeção na árvore de Natal localizada em frente ao Palácio Rio Branco, em Rio Branco, para avaliar os danos causados por um incêndio que atingiu parte da estrutura.
O diretor de execução da SEOP, Denis Amorim, informou que descartou a hipótese de ato criminoso. A causa mais provável do incêndio seria um curto-circuito, possivelmente exacerbado pela umidade nas conexões elétricas.
“Se fosse criminoso, a pessoa teria ateado fogo por baixo. O que aconteceu foi um curto-circuito, talvez com contribuição da água da chuva, que fez com que o plástico também fosse consumido”, afirmou.
Para evitar novos incidentes, a SEOP vai reformular toda a rede elétrica da árvore e implementar melhorias.
As mudanças incluem a separação das estruturas de luzes por circuitos independentes e a melhoria no isolamento das conexões para prevenir o acúmulo de água. Além disso, os técnicos trocarão os isolamentos de fita por fitas de alta tensão.
Por fim, a previsão é que a equipe recupere totalmente a árvore até o final do dia e a faça funcionar novamente à noite.
Árvore de Natal em Rio Branco foi inaugurada no domingo
No dia 15 de dezembro, a população da capital acreana vivenciou o espírito natalino em frente ao Palácio Rio Branco. O evento contou com diversas atividades culturais e artísticas.
O evento, intitulado “Natal da Família 2024“, contou com apresentações musicais, peças teatrais, corais e outras atrações que encantaram pessoas de todas as idades. Ademais, a ideia foi fortalecer os laços comunitários e valorizar a cultura local, além de promover um momento de celebração para toda a família.
A programação teve início no dia 15 de dezembro com o tradicional acendimento das luzes natalinas que iluminaram o Palácio Rio Branco e toda a praça central. A partir daí, a festa segue com diversas atrações nos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro.
O Palácio Rio Branco, onde a árvore está, é uma construção histórica e símbolo do patrimônio arquitetônico do Acre. O prédio abriga atualmente o Museu Palácio Rio Branco e recebe grande fluxo de visitantes ao longo do ano.