As inscrições para o workshop gratuito “Cinema Indígena” já estão abertas. O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, com turmas pela manhã e à tarde, no espaço de mídias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Organizado pela produtora audiovisual amazonense Balsa Amarela e ministrado pelo cineasta Takumã Kuikuro, o workshop permanecerá com as inscrições abertas até 10 de julho, através de um formulário online.
O coordenador da Balsa Amarela, Rafael Ramos, destaca que o workshop visa fortalecer a produção local sob a orientação de um realizador indígena.
“A cidade de Manaus tem uma importância estratégica por estar localizada próximo das regiões que, no total, abrigam mais de 180 povos indígenas. Além disso, vários grupos isolados vivem no bioma amazônico. E muitos profissionais do audiovisual que atuam na cidade têm realizado produções de documentários nessas localidades”, disse.
“Cinema Indígena”
Durante as atividades de um projeto chamado Casa Comum, surgiu a ideia para o workshop “Cinema Indígena”, fruto da parceria entre Rafael e Takumã, que adaptaram a proposta para o formato de oficina.
“Para mim, foi uma honra receber o convite para divulgar o conhecimento que aprendi nas aldeias, na minha comunidade e com o próprio Rafael, um cineasta premiado. É importante divulgar nosso modo de fazer cinema e o nosso olhar para os não indígenas. Nós, indígenas, estamos ‘demarcando as telas’”, afirma Takumã.
O workshop foi selecionado para participar do Programa Manaus Faz Cultura 2023, promovido pela Prefeitura de Manaus. A oficina está alinhada com o Programa de Cultura Itinerante da cidade.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.
*Com informações da assessoria