A Academia Brasileira de Cinema revelou, na última segunda-feira (16), os seis filmes finalistas que concorrem à vaga para representar o Brasil na 97ª edição do Oscar, marcada para março de 2025.
Entre os filmes indicados, destacam-se produções renomadas, como o novo longa de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, e “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, ambos já premiados em festivais internacionais.
Dessa forma, o Brasil está próximo de definir qual produção o representará no cenário mundial do cinema. A seguir, conheça os detalhes dos longas-metragens que continuam na disputa.
Ainda Estou Aqui (Walter Salles)
Este drama, ambientado no Rio de Janeiro durante os anos de repressão da ditadura militar, é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva. A trama acompanha Eunice, uma mãe que busca incansavelmente por seu marido desaparecido, Rubens, que foi levado por policiais à paisana.
Além disso, o filme venceu o prêmio de Melhor Roteiro no prestigiado Festival de Veneza, o que eleva ainda mais suas chances na corrida para o Oscar.
Inclusive, a imprensa internacional começou a considerar o filme nacional para indicação em duas categorias.
Cidade; Campo (Juliana Rojas)
Dividido em duas histórias complementares, o longa aborda os desafios enfrentados nas migrações entre o campo e a cidade. Na primeira parte, Joana, uma trabalhadora rural, luta para sobreviver em São Paulo após perder sua terra natal em uma tragédia.
Já na segunda parte, Flávia e sua companheira, Mara, se mudam para a fazenda herdada do pai de Flávia e enfrentam memórias dolorosas e fantasmas do passado. Assim, o filme reflete sobre a dualidade entre o campo e a cidade.
Motel Destino (Karim Aïnouz)
Neste drama psicológico, o diretor de “A Vida Invisível” traz uma narrativa intensa sobre poder e desejo. A trama gira em torno de Elias e sua esposa Dayana, que administram um motel à beira da estrada.
Quando Heraldo, um jovem fugindo da polícia, chega ao local, sua presença desencadeia uma série de eventos que envolvem os protagonistas em jogos de poder e libertação.
Vale destacar que a produção concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, o que aumenta suas credenciais na disputa.
Levante (Lillah Halla)
Com uma temática bastante atual, “Levante” narra a história de Sofía, uma jovem atleta de 17 anos que descobre estar grávida às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo. Diante desse dilema, Sofía decide abortar, mas logo se torna alvo de um grupo fundamentalista determinado a impedi-la.
No entanto, Sofía e seus entes queridos não se rendem ao conservadorismo, o que torna o filme uma reflexão poderosa sobre resistência e direitos.
Saudade Fez Morada Aqui Dentro (Haroldo Borges)
O filme segue a trajetória de Bruno, um adolescente de 15 anos que está perdendo gradualmente a visão. Ao mesmo tempo, Bruno enfrenta as incertezas típicas da adolescência, mas agora com a cegueira iminente como pano de fundo.
O longa transforma esse trágico destino em uma história de aprendizado coletivo, explorando temas como aceitação e superação.
Sem Coração (Nara Normande e Tião)
Por fim, “Sem Coração” se passa no verão de 1996 e acompanha a jovem Tamara, que está prestes a deixar a vila pesqueira onde cresceu para estudar em Brasília.
Um dia, ela ouve falar de uma garota misteriosa, conhecida como “Sem Coração”, devido a uma cicatriz em seu peito, e sente-se atraída por ela. O filme explora o amadurecimento emocional de Tamara, com uma narrativa rica em simbolismos e reflexões sobre juventude e identidade.
Anúncio do escolhido
A decisão final sobre qual desses filmes será o representante do Brasil no Oscar 2025 será divulgada na próxima segunda-feira, 23 de setembro.
Por fim, para isso, os jurados realizarão uma votação em dois turnos, o que definirá qual produção terá a chance de competir no principal prêmio do cinema mundial.
Portanto, o país aguarda com expectativa o anúncio do filme escolhido.
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