Passado o Globo de Ouro 2025, que consagrou a brasileira Fernanda Torres como Melhor Atriz de Filme de Drama, as atenções agora se voltam para o Oscar 2025, e o público brasileiro já está ansioso para saber quando sai a lista de indicados ao prêmio.

A vitória da atriz em uma das premiações mais importantes do mundo despertou a expectativa do Brasil de conquistar a estatueta mais cobiçada do mundo cinematográfico.

O Globo de Ouro e o Oscar são duas das premiações mais estimadas e prestigiadas da indústria de entretenimento.

Dessa forma, o sucesso e o reconhecimento internacional de ‘Ainda Estou Aqui’ vem trazendo ao país uma certa expectativa do filme na maior premiação de Hollywood.

Quando sai a lista de indicados ao Oscar?

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou uma nova mudança na data de revelação dos indicados ao Oscar.

Inicialmente marcada para o dia 17 de janeiro, a divulgação foi adiada para o dia 19 e, posteriormente, para o dia 23. O motivo do atraso são os focos de incêndio em Los Angeles, local onde ocorre a cerimônia.

Além disso, a alteração também impactou a data limite para o envio dos votos, prorrogada de 15 para 17 de janeiro. Apesar dos ajustes, a cerimônia principal permanece marcada para o dia 2 de março.

Em comunicado, a Academia destacou que a extensão do prazo é uma medida necessária para facilitar a participação dos votantes, especialmente aqueles afetados pelos incêndios.

Assim como na edição de 2024, a cerimônia deste ano terá início às 20h (horário de Brasília), seguindo o modelo que aumentou a audiência na última premiação.

Como funciona a votação do Oscar?

Essa etapa crucial da temporada de premiações conta com a participação de mais de 10 mil membros da Academia, entre diretores, atores e executivos da indústria cinematográfica.

De acordo com as regras, cada membro vota nas categorias relacionadas à sua área de atuação – atores votam em atores, editores em editores – enquanto todos os votantes podem escolher os indicados para Melhor Filme.

No dia 17 de dezembro, a Academia divulgou as pré-listas em dez categorias, oferecendo uma amostra dos potenciais indicados.

Entre os destaques nacionais, o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, surge como uma forte aposta para Melhor Filme Internacional.

Portanto, os resultados serão acontecerão em 23 de janeiro. Os indicados, então, participarão de um tradicional almoço no dia 10 de fevereiro, véspera do início da votação final, que definirá os vencedores das principais categorias da noite mais glamorosa do cinema.