David Lynch, renomado diretor de filmes clássicos como “Cidade dos Sonhos” e da icônica série “Twin Peaks”, morreu aos 78 anos nesta quinta-feira (16).
Reconhecido por suas narrativas surrealistas, sombrias e repletas de um humor peculiar, o cineasta acumulou quatro indicações ao Oscar ao longo de sua carreira.
Em sua homenagem, conheça os maiores sucessos de David Lynch, como “Cidade dos Sonhos”, “Twin Peaks” e “Duna”. A maioria das produções do diretor estão disponíveis nos serviços de streamings. Saiba onde.
Conheça os filmes de David Lynch
Veludo Azul
Em 1986, Lynch recebeu outra indicação ao Oscar de melhor direção por “Veludo Azul”, um noir surrealista.
A trama acompanha Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan), que retorna à sua cidade natal e se envolve em uma perigosa investigação envolvendo um traficante de drogas (Dennis Hopper) e uma misteriosa cantora de cabaré, Dorothy Vallens (Isabella Rossellini).
Coração Selvagem
Lançado em 1990, “Coração Selvagem” conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
O filme acompanha Sailor Ripley, que, após sair da prisão, foge para a Califórnia com sua namorada Lula Fortune, enquanto a mãe dela contrata um assassino profissional para acabar com Sailor.
Twin Peaks
Também em 1990, Lynch mudou os rumos da televisão americana com “Twin Peaks”, uma série que mistura mistério, drama e surrealismo.
A trama gira em torno do agente do FBI Dale Cooper, que investiga o assassinato de Laura Palmer, uma estudante de ensino médio em uma pequena cidade. Apesar de cancelada após duas temporadas, a série alcançou status cult.
Cidade dos sonhos
Para o público mais jovem, “Cidade dos Sonhos” (2001) se tornou uma das produções mais reconhecidas de Lynch.
O suspense surrealista acompanha a história de uma aspirante a atriz que, ao chegar em Hollywood, se envolve com uma mulher amnésica que escapou de um atentado. O filme rendeu a Lynch o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes e uma indicação ao Oscar.
Duna
A primeira adaptação cinematográfica de “Duna”, baseada nos livros de Frank Herbert, foi lançada em 1984 sob a direção de Lynch.
A trama épica acompanha a jornada de um herói destinado a libertar um planeta desértico, sendo considerada um clássico da ficção científica por sua narrativa ambiciosa e efeitos visuais avançados para a época.