A unha de gato inclui duas espécies medicinais, Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis. Essas plantas crescem em forma de cipó e formam arbustos trepadores.
A planta possui folhas verde-claras com espinhos levemente curvados e um caule marrom avermelhado e creme. Você pode consumi-la em chá, gotas ou comprimidos, encontrados em lojas de produtos naturais.
As propriedades da unha de gato são diversas: analgésicas, antioxidantes, depurativas, diuréticas, imunoestimulantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias.
Essas características ajudam no tratamento de infecções e inflamações e melhoram a atividade do sistema imunológico.
Povos indígenas da Amazônia empregam a planta para tratar asma, artrite, inflamações do trato urinário, ferimentos profundos, úlceras gástricas, dores nos ossos e câncer.
De acordo com o site Tua Saúde, a Unha de Gato pode ainda:
- Aumentar as defesas do organismo;
- Aliviar sintomas da osteoartrite;
- Ter ação antioxidante e anticancerígena;
- Auxiliar no tratamento do câncer de mama e Alzheimer;
- Melhorar a gastrite;
- Reduzir a pressão arterial.
Receita de chá de Unha de Gato
- Coloque 20 g de cascas e raízes em 1 litro de água;
- Ferva os ingredientes por cerca de 15 minutos;
- Retire do fogo e deixe repousar por 10 minutos;
- Coe e já está pronto para beber.
Recomenda-se consumir o chá a cada 8 horas, entre as refeições.
Contraindicações
Crianças, grávidas, lactantes e pessoas alérgicas não devem usar a unha de gato. A planta também é contraindicada para quem tem lúpus eritematoso, esclerose múltipla, doenças renais ou leucemia.
Além disso, evite a unha de gato se você tiver problemas de coagulação, estiver tomando anticoagulantes ou se vai passar por cirurgias.
Vídeo: saiba mais sobre a planta Unha de Gato
Aviso Importante
Essa matéria cruz informações do portal Tua Saúde e Horto Didático. Ela é apenas informativa e não substitui o acompanhamento médico. Consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.