A quarta edição do Festival Norte Bumbás é realizada a partir das 20h desta sexta-feira (9), no Copacabana Chopperia, na Av. do Turismo, Zona Oeste de Manaus.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O Festival Norte Bumbás 2023 terá transmissão ao vivo pela TV Norte Amazonas, no canal 10.1 e também pelas redes sociais do Grupo Norte de Comunicação (GNC).
A entrada gratuita e contará com várias atrações.
Com o tema “Origem – Todos Numa Só Vida”, para este ano o Festival apresentará uma programação que ressalta os povos indígenas e a importância da união para a preservação da natureza.
Serão várias horas de evento com toadas clássicas e as mais recentes na história do ‘dois pra lá e dois pra cá’.
Experiência Norte Bumbás
Segundo a organização, a 4ª edição do evento será marcada por experiência sensorial, um convite ao participante pelo resgate à essência do “norte”.
Os três eixos principais do Norte Bumbás, conforme o projeto, estão em valorizar a cultura, aceitar a diversidade e conectar-se ao amanhã.
Produção artística prepara evento para levar origem do Boi-Bumbá
Com o ritmo do Norte, o compositor Helen Veras assume a produção artística do evento ‘Norte Bumbás’, em Manaus.
O evento promete estremecer a capital amazonense com o ‘dois pra lá e dois pra cá’.
Com 25 anos de carreira – e com o ouvido afinado com as melhores toadas – o compositor Helen Veras prepara a produção artística da edição deste ano, que tem como tema ‘Origem: Todos numa só vida’.
A temática visa, segundo Helen Veras, apresentar a ancestralidade amazonense e a origem do Boi-Bumbá.
Como fruto da ilha tupinambarana, o compositor deseja que a festa transmita “um pedacinho de Parintins”.
3 horas de evento
Do olfato ao paladar, a propsota do evento é trazer ao público uma experiência sensorial, levando a cultura do norte brasileiro em todos os sentidos.
Serão mais de 3 horas de festa, com todas as raízes culturais que conectam as origens ancestrais.
Segundo a organização do evento, mais de 600 pessoas são impactadas com evento por causa dos empregos gerados de formas direta e indireta neste mês de junho.
Todas as fantasias e alegorias foram produzidas por artistas de Parintins.
O evento espera receber mais de 9 mil pessoas.
“Compromisso que o Grupo Norte tem com a sociedade do Amazonas”, ressalta a organização.
RELACIONADAS
+ Festival Norte Bumbás faz contagem regressiva para evento na sexta
+ Ouça 10 toadas clássicas de boi-bumbá na voz de diferentes artistas
+ Festival Norte Bumbás realiza ensaio final para evento em Manaus
Atrações musicais do Festival Norte Bumbás
Este ano, o Festival apresentará uma programação que ressalta os povos indígenas e a importância da união para a preservação da natureza.
Serão várias horas de evento com toadas clássicas e as mais recentes na história do ‘dois pra lá e dois pra cá’.
Veja as atrações
David Assayag
David é personagem de destaque na disseminação da toada amazonense.
Atua como levantador oficial de toadas desde 1995. Primeiramente no Garantido, no qual esteve por 15 anos, e depois defendeu as cores do Caprichoso por dez.
Está de volta ao vermelho e branco e é atração confirmada na festa.
Canto da Mata
A Banda Canto da Mata segue apresentando músicas típicas estilizadas, em especial as toadas nas mais variadas formas de expressão e preservação da cultura amazonense.
Klinger Júnior
Klinger Jr., filho do “Furacão do Boi”, Klinger Araújo, falecido em 2020, está nos palcos desde criança.
Seguindo o legado do pai, ele estará no palco do Norte Bumbás 2023.
Hellen Véras
O compositor Helen Veras Filho assina toadas que marcam a história da festa na ilha, como ‘Esplendor de beleza’ e ‘Terra brasileira’.
Com letras que exaltam a natureza e a ancestralidade, o compositor aborda sobre as raízes amazônicas e a herança dos povos tradicionais.
Júnior Paulaim
A trajetória de Jr Paulain começa no ano de 1996, com oito anos de idade como apresentador mirim do Boi Caprichoso, apresentando o evento “Tarde Alegre da Criança”, quando foi considerado o futuro apresentador do boi da estrela na testa.
Ao longo dos anos desenvolveu também o seu talento como cantor participando de ensaios de bumbás.
Fernanda Fernandes
Fernanda Fernandes é de Parintins e já participou do programa The Voice Brasil. É a estreia dela no Norte Bumbás.
Felipe Júnior
A paixão pelo boi Garantido vem desde a infância e já faz parte da rotina de apresentações em vários festivais em Manaus e no país.
Rafael Lacerda
É líder do Grupo A Toada. É atuante forte como animador cultural na divulgação do ritmo de boi-bumbá no Amazonas.
Grupo Toada de Roda
Formado em 2009, o grupo valoriza a musicalidade folclórica e a imagem da sua identidade expressa a cultura do povo parintinense.
Ianayra
Levantadora de toadas há mais de 20 anos, Ianayra da Silva Prestes começou a cantar aos 7 anos de idade e é apaixonada pela cultura amazônica.
Cabocla nascida em Parintins, ela é conhecida por muitos como a “Índia Branca”. Aos 11 anos fez o primeiro show com músicas regionais ao lado de seu pai, o grande artista parintinese Pedro Ribeiro.
Enéas Dias
Enéas Dias é um dos músicos veteranos que enveredou pelo ritmo do boi-bumbá e se consagrou nos festivais de música regional do bumbá de Parintins, tendo iniciado sua trajetória de vitórias na primeira edição do Festival de Toada de Parintins, em 2007.
Uendel Pinheiro
Natural de Óbidos, cidade a oeste do Pará, Uendel Pinheiro é atração do Norte Bumbás e vai animar o público com hits de sua autoria e da música regional.
Trajetória do Festival
- 2020 — Pandemia da covid-19 impediu a realização de um festival folclórico na cidade, trazendo prejuízos aos artistas de Parintins. Grupo Norte cria a Live Solidária Norte Bumbá, na TV Norte Amazonas/SBT, gerando renda para os artistas que precisavam de ajuda. Mais de 20 toneladas de alimentos foram arrecadados.
- 2021 — Acontece a 2ª Live Solidária Norte Bumbá, com o tema Os Seres Encantados, trazendo as histórias dos grandes rituais, e os seres místicos que abrigam a região, como Yara, a Cobra Grande, o Curupira e entre outros.
- 2022 — O evento acontece no Centro Histórico de Manaus, no Armazém do Porto de Manaus, sob o tema Resistir para Existir — Um canto de preservação a floresta, que trazia a mensagem de resistência, representando as forças dos artistas, para resistir aos fenômenos das natureza.
- 2023 — Origem — Todos numa só vida traz a conexão dos povos originários e ancestrais da cultura amazônica com todas as etnias brasileiras. Será o primeiro evento com uma oportunidade de experiência sensorial despertando o olfato, tato, paladar, visão e Audição.