O Grupo Norte de Comunicação (GNC) promoveu, nessa quarta-feira (27), o lançamento do “Norte Bumbás 2024”. É a 5ª edição do evento que promove a cultura bovina, com shows, danças e folclore. É a contagem regressiva para o grande evento que ocorrerá em junho.
O GNC recebeu convidados e parceiros comerciais no Luar Uaicurapá, na zona Centro-Sul de Manaus. A primeira edição do Norte Bumbás ocorreu em 2020. Na época, era intitulada como “Live dos Bumbás” e foi um evento para arrecadar mantimentos destinados a pessoas necessitadas na pandemia.
Todos os anos, a festa conta com um tema que divulga uma mensagem que incentiva a preservação da cultura, do meio ambiente e dos povos da Amazônia.
Neste ano, o tema é “Urihi – A grande terra, floresta” ressalta os povos indígenas e a importância da união para a preservação da natureza.
Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo Norte vai celebrar a cultura popular da região Norte com toadas que marcaram gerações.
Expansão do Norte Bumbás
O diretor nacional do grupo, Diego Trajano, enfatiza a importância de transformar o Norte Bumbás em um festival inclusivo e aberto a todos. Ele destaca a parceria com seis estados e a intenção de transmitir o evento gratuitamente na TV aberta, proporcionando uma cobertura ampla para rádios e portais.
“O Norte Bumbás não deve ficar com apenas uma cidade, com uma TV, com eventos de portões fechados e pagos. Ele precisa ser um festival, uma ação democrática, de popularização, diversificação, do máximo de holofote possível para que o Brasil e o mundo possam conhecer essa cultura”, disse Diego Trajano, diretor nacional do Grupo Norte.
“A gente abraça essa missão, onde temos seis estados comprometidos, não somente em propagar, mas exibir o Festival Norte Bumbás na TV aberta e gratuita. Inclusive, abrindo espaço para portais, rádios, poderem fazer a cobertura a vontade e para a gente também receber o público de portões abertos gratuitamente, sem ter que pagar nada. É um festival do povo. O Norte Bumbás é o mais democrático do momento, e tenho notado que é o que mais cresce”.
Trajano ressalta ainda o interesse de outras emissoras em transmitir o festival, convidando-as a entrar em contato para colaborar nesse esforço conjunto de valorização da cultura regional.
“Além das emissoras que fazem parte do Grupo Norte de Comunicação, há outras emissoras e outros grupos interessados. Abro aqui o espaço, para as emissoras que tenham esse interesse, que entrem em contato, pois não iremos colocar dificuldades ou fazer grandes exigências. Queremos que o Boi Garantido e o Boi Caprichoso ganhem o mundo”, concluiu.
Segundo a diretora de projetos do GNC, Rúbia Bringel, o tema deste ano destaca os povos originários, ressaltando sua importância cultural e ancestralidade.
“A cada ano a TV escolhe um tema que é relevante para a sociedade. O tema desse ano remete aos grandes povos originários, que estão não somente em nosso DNA, na nossa cultura, na nossa ancestralidade. Urihi significa a celebração da vida, da renovação de um povo”, destacou Rúbia Bringel.
Ela também enfatizou a importância de envolver e fortalecer a conexão entre o grupo, clientes e parceiros, que estão ligados a história da TV.
“Todo ano a gente busca principalmente os nossos clientes, nossos parceiros, pessoas que de alguma forma fazem ou fizeram parte da história da TV. E o diferencial desse ano é que novamente faremos ao ar livre, já nessa coisa de você explorar bem a nossa natureza, a nossa biodiversidade”, concluiu.
Novidades do festival
O diretor comercial, Alexandre Rocha, destaca a evolução do projeto ao longo dos anos e a sua importância em consolidar e valorizar o folclore amazônico. Ele menciona também as novidades planejadas para este ano, incluindo um tema inovador.
“Após cinco anos, onde começamos com uma live solidária, que era para uma ação social aos artistas, nós agora transformamos em um festival. Então, está edição vem para consolidar um trabalho de cinco anos, onde nós valorizamos o folclore amazônico. Além disso, esse ano temos um tema diferente. O evento realizado de frente para o rio, com projeções, com cenários, com um enredo maravilhoso. Ou seja, é um grande evento para marcar a passagem de cinco anos”, destacou Alexandre Rocha.
Fortalecimento com as marcas
Além disso, a gerente de marketing do GNC, Mariane Perez, destaca a relevância do evento para fortalecer o relacionamento com parceiros, clientes e agências, enfatizando as novidades e oportunidades comerciais oferecidas pelo Grupo Norte Comunicação.
“É extremamente importante estreitar o relacionamento com os nossos parceiros, clientes, agências e mostrar as novidades que o Grupo Norte Comunicação vem trazendo. Tem muita coisa nova, tem marcas novas, tem marca Nova TV, rádio e portal. É importante mostrar para eles o que tem de novo e o que tem de melhor da programação do grupo, e as oportunidades comerciais, principalmente dos projetos do GNC”, Mariane Perez
Tema Norte Bumbás 2024
O tema escolhido para o Festival Norte Bumbás 2024 foi intitulado “Urihi – A grande terra – floresta”.
O compositor Helen Veras Filho, da produção artística e musical do Festival Norte Bumbás, destaca a importância de alertar as civilizações globais sobre os perigos da destruição desenfreada da natureza e a necessidade permanente de proteger os povos e a fauna que habitam a floresta.
“O tema Norte Bumbás 2024 vem norteando as civilizações originárias, em si o povo Yanomami, que denomina a terra que mora como o Urihi, a grande terra-floresta, onde é o berçário de civilizações, da fauna e flora. A TV Norte, como sempre, em suas cinco edições, levanta a bandeira da preservação, da defesa do meio ambiente, dos povos da Amazônia. É um tema muito rico, onde vamos homenagear vários líderes, povos, civilizações, extintas e não extintas, da Amazônia”, Helen Veras.
Este ano, o festival assume uma nova dimensão, tornando-se não apenas uma celebração cultural, mas também um palco para a expressão artística e o ativismo ambiental.
Ao levantar a bandeira da preservação e da humanização, o Grupo Norte/SBT reafirma seu compromisso com a Amazônia e seus povos.
O tema escolhido para o Festival Norte Bumbás 2024 não apenas homenageia as civilizações originais, como os Yanomami, mas também ressalta a responsabilidade de cada indivíduo em proteger e valorizar a grande terra-floresta que é o berço da vida em nosso planeta.
Parceiros
As parcerias também desempenham um papel crucial no sucesso do festival. Victor Falcão, representante da Natan Congelados, enfatiza a importância de mostrar as novidades e oportunidades comerciais oferecidas pela empresa em conjunto com o GNC.
“Ser parceiro do Grupo Norte é muito importante. Já tivemos vários trabalhos juntos e esses eventos são muito bons por mostrar que a gente realmente é parceiro. Sempre buscamos resultados e a TV traz isso para gente independente de qualquer que seja a situação. A TV está com a gente em todos os momentos, com isso, conseguimos network, entendemos a capacidade que a TV tem, a força que ela traz. Além de estar voltado a regionalidade, é onde a gente consegue ganhar mais força na apresentação de produtos, venda e marca”, destacou Victor Falcão.
Mayara Fernandes, proprietária da Marcante, expressa sua satisfação em fazer parte do evento, destacando o papel da empresa na criação de peças para os bois Caprichoso e Garantido, o que fortalece a parceria com a TV Norte.
“Para nós, da Marcante, é um grande prazer estar nesse evento Norte Bumbás. A Marcante vem para somar pelo sétimo ano. É a empresa consolidada na criação das peças, das semi-joias para o Garantido e Caprichoso, e tem a cara da TV Norte. Isso realmente fortalece a parceria, e que sigamos firmes sempre em direção à cultura, ao desenvolvimento, a tudo que envolve Caprichoso, Parintins e Garantido. Então, estamos muito felizes e sempre prontos para novas oportunidades junto à TV Norte”, disse Mayara Fernandes.
A Bia, do Supermercado Nova Era, ressalta a importância de disseminar a marca para outros estados, promovendo a cultura regional e fortalecendo a presença do Grupo Norte em diversas praças.
“A nossa parceria com o Grupo Norte vem desde o nome. A regionalidade é muito importante para a gente afirmar cada vez mais a nossa casa com o nosso público. Além de exportar a cultura e a nossa marca para outros estados através das praças do Grupo Norte. Além de Manaus, o Nova Era também atua em Boa Vista e Porto Velho. Por isso é importante para gente essa parceria. Dessa forma disseminamos a nossa marca ao redor do Brasil”, ressaltou Bia.
Por fim, o sócio proprietário e Mestre Cervejeiro da Chopp Battuta, Walter Reichl, agradece pelo convite e destaca o potencial do festival para impulsionar o progresso da cultura, enfatizando a importância das parcerias para alcançar esse objetivo comum.
“É uma grande satisfação ser um dos convidados, com essa parceria maravilhosa, para gente alavancar cada vez mais o costume aqui da Amazônia, que são os nossos bumbás, que é um evento maravilhoso, que todo mundo já conhece. Eu quero agradecer essa parceria com Chopp Battuta para poder participar desse progresso em nosso estado”, disse Walter Reichl.
O Festival Norte Bumbás não apenas celebra a rica cultura amazônica, mas também destaca o poder das parcerias estratégicas na promoção e preservação das tradições regionais. Este evento representa uma oportunidade única de unir esforços em prol do desenvolvimento cultural e econômico da região.