A exaltação da cosmologia do povo Yanomami compõe o tema da 5ª edição do Festival Norte Bumbás, do Grupo Norte de Comunicação: “Urihi: A grande terra-floresta”.
É a partir da percepção da natureza como uma entidade viva usada como moradia dos povos originários, animais e a floresta que o evento manifesta uma homenagem à terra-floresta.
Urihi, na linguagem Yanomami, corresponde à terra-floresta conforme o diretor artístico do evento, Helen Veras Filhos.
“Uma terra-floresta que é o ‘Omama’, o deus criador dos Yanomami, que entregou a esses povos originários para viverem junto com seus povos e seus animais. Onde essa grande terra-floresta está sendo ameaçada”, afirma Helen Veras.
Alerta ambiental
O tema também se aprofunda na crise ambiental atual. Nos últimos anos, a comunidade Yanomami enfrenta o avanço da destruição do território tradicional pelo garimpo ilegal.
A busca pelo ouro tem contaminado a água e degradado a floresta. Por consequência, a população tradicional padece de doenças, como malária e de intoxicação por mercúrio, material usado no garimpo.
O alerta do povo Yanomami, de acordo com Helen Veras, vai ecoar no Festival Norte Bumbás por meio da dança, da arte e da coreografia.
“O GNC traz um festival com consciência da preservação do meio ambiente. Conservação e preservação do nosso lar. Quando a gente fala a grande-floresta, a gente não fala somente do lar dos povos originários, mas a gente fala do nosso lar. A gente vive na Amazônia, berço de grandes civilizações indígenas e nada melhor do que fazer um festival em defesa dos povos originários, da fauna e flora que pedem socorro”, afirma Helen Veras.
O que é Norte Bumbás?
O legado que une tradição, compromisso com as comunidades tradicionais e a riqueza cultural de Parintins nasceu de um projeto implementado em 2020.
Naquela época, a economia da classe artística do Festival de Parintins foi duramente atingida pela pandemia da Covid-19.
Como resposta a essa crise, o Grupo Norte de Comunicação lançou a Live Norte Bumbás, uma iniciativa destinada a arrecadar recursos e apoiar o setor.
O sucesso da Live Norte Bumbás inspirou a realização de outras edições, cada vez maiores e mais impactantes. Este ano, o Norte Bumbás apresenta uma grande novidade: a celebração da expressão artística do folclore amazônico em formato de festival.