O Festival Norte Bumbás está chegando e a TV Norte Amazonas revela algumas das alegorias que estarão presentes nesta festa, direto de Parintins.
Neste ano, o tema é “Urihi – a grande terra-floresta”, que simboliza a cosmologia do povo indígena Yanomami. O festival faz uma homenagem à cultura deste povo e simboliza os animais e a vegetação viva, também nas alegorias.
O tema também aborda a crise ambiental contemporânea. Nos últimos anos, a comunidade Yanomami tem enfrentado a destruição crescente do território tradicional devido ao garimpo ilegal.
Como resultado, a população indígena sofre de doenças como malária e intoxicação por mercúrio, utilizado no garimpo.
O alerta do povo Yanomami, segundo Helen Veras, diretor artístico, será transmitido no Festival Norte Bumbás por meio da dança, da arte e da coreografia. Esta edição tem atrações inéditas.
As alegorias do Norte Bumbás são assinadas pelo artista plástico Mizael Costa, que traz um pouco da arte parintinense a essa festividade que acontece dia 14 de junho, na Casa Rayol, a partir das 19h.
Os ingressos esgotaram rapidamente. Além da lista extensa com toadeiros, itens do Festival de Parintins e um elenco artístico de 98 pessoas, Márcia Siqueira também foi confirmada recentemente.
A celebração da cultura amazônica é gratuita, mas os ingressos esgotaram rapidamente tanto no primeiro, quanto no segundo lote.