A rivalidade entre os bois Garantido e Caprichoso fica apenas na arena. É o que dizem o importador Rafael Bernado, de 27 anos, e a farmacêutica Vivianne Pena, de 34 anos.
Apesar de torcerem para bumbás diferentes, o casal entende que o amor é maior do que qualquer diferença.
No Festival Norte Bumbás 2024, celebrado na noite desta sexta-feira (14), na Casa Rayol, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, os dois reafirmaram a paixão que um sente pelo outro e pelos bumbás.
Ao Portal Norte, Rafael Bernardo afirmou que torce pelo Caprichoso desde criança. Mesmo após descobrir que a companheira faz parte da nação encarnada, ele destacou que nunca houve “complicação”.
“No momento que eu descobri [que era Garantido] não foi uma complicação, só no festival que rola aquela zoeira básica”, diz Rafael.
Já a farmacêutica perreché contou que há entre eles uma “rivalidade saudável” e que o casal gosta de ouvir juntos as toadas tanto do Garantido, quanto do Caprichoso.
“A rivalidade é saudável. Ele lá e eu aqui. A gente gosta do Bumbá e do folclore. A gente gosta tanto do boi Garantido quanto do boi Caprichoso, porque a gente dá valor a nossa cultura. Então, independente de Garantido e Caprichoso, a gente gosta das toadas”, afirma Vivianne.
Norte Bumbás
Em 2020, diante dos impactos da pandemia de Covid-19 na economia da classe artística do Festival de Parintins, o Grupo Norte de Comunicação lançou a Live Norte Bumbás. O projeto tinha o objetivo de arrecadar recursos e apoiar os artistas locais.
A iniciativa foi bem-sucedida e inspirou a realização de edições subsequentes, cada vez mais amplas e maiores. A Live Norte Bumbás cresceu em relevância e abrangência, tornando-se um evento celebrado em Manaus.
Este ano, o Norte Bumbás apresenta uma nova fase: um festival que celebra a expressão artística do folclore amazônico com artistas locais, artes e muita toada.
O formato amplia o legado de tradição e compromisso com as comunidades locais, com cultura de Parintins e a arte folclórica da região.