Roraima é um estado cheio de opções de turismo com belezas naturais, rico de biodiversidade e que abriga uma grande variedade de fauna e flora.
Esses locais são bastante procurados pelos turistas e pessoas que vivem no estado, principalmente em época de feriado prolongado.
Com a chegada do feriadão da semana santa, alguns destinos, como trilhas, cachoeiras e lagos são opções de turismo para quem busca por alternativas mais tranquilas.
O guia de turismo, Luan Mendes, explica que esses roteiros são bastante procurados em época de feriado.
“É o momento ideal para a gente estar desfrutando das belezas, principalmente Roraima que é um lugar maravilhoso, tem muitos lugares, tem lagos, lagoas, cachoeiras belíssimas. A procura por esses lugares aumenta bastante nesse período” disse.
Em 2023 o ranking de municípios por quantidade de roteiros turísticos mais procurados foi liderado por Pacaraima com 33 roteiros, Boa Vista com 25 roteiros e o município do Cantá com 19 roteiros.
Segundo a chefe do Departamento de Turismo de Roraima (Detur) Polyana Gomes, Roraima possui mais de 130 roteiros turísticos.
“Entre esses segmentos existem o etnoturismo, que é um segmento hoje bastante forte dentro do nosso estado, turismo de pesca, turismo de aventura e o ecoturismo” ressaltou.
Ela destaca que Pacaraima, cidade roraimense na fronteira do Brasil com a Venezuela, faz com que o turismo dentro do estado de Roraima também cresça.
Veja algumas opções de turismo em Roraima:
Serra do Tepequém: situado no município de Amajari, ao Norte de Roraima, a 210 km da capital Boa Vista.
A beleza natural da serra chama a atenção dos turistas por conta das cachoeiras.
O Platô, ponto mais alto, está a 1.022 metros de altitude e é uma das atrações do Tepequém.
Parque Nacional do Monte Roraima: o local abriga um dos picos mais elevados do Brasil.
Localizado em uma região de fronteira entre Guiana e Venezuela, tem opções para realizar trilhas, trekking fotográfico e observação de fauna e flora monitorados.
O acesso ao pico é feito pelo lado venezuelano.
Lago do Robertinho: localizado a 43 quilômetros de Boa Vista, sentido Norte do estado.
O lago é um lugar paradisíaco dentro da zona Rural da cidade e ainda disponibiliza aos visitantes bar, restaurante, chalés e prática de esportes.
Lago Caracaranã: localizado a 217 quilômetros de Boa Vista, na região Nordeste de Roraima.
Dono de um cenário cinematográfico, o lago Caracaranã é formado por águas que variam entre tons de azul, areias brancas e finas e emoldurado por cajueiros nativos e serras.