Dados do novo Boletim Econômico avaliam progresso no setor turístico do Acre, onde o destaque se encontra no turismo doméstico.

A pesquisa, publicada pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, avalia setor entre o fim de 2023 e começo de 2024.

Levantamento, feito com 409 turistas, leva em conta o período entre 6 de dezembro de 2023 a 18 de março deste ano, com o Rio Branco como principal destino.

Setor turístico

O turismo se classifica como deixar seu local de origem e se deslocar para outras localidades influenciados pelos atrativos com que os turistas se identificam.

No Estado do Acre o setor que se encontra com grande possibilidade de expandir possui o turismo religioso, de aventura, de negócios, visitas a familiares, vivência no turismo de base comunitária (TBC) e o mais novo que começa a caminhar, o de observação de pássaros.

Segundo os dados da pesquisa, cerca de 34,5% dos turistas vêm à capital acreana visitar parentes e 25,2% fazer negócios. Apenas 16,6% vêm fazer passeios e outro 7,8% passar férias.

O estudo revela também que os acreanos são a maioria entre os viajantes em Rio Branco. O segundo destino mais buscado no estado é Brasiléia, Sena Madureira e Acrelândia.

Perfil dos turistas

Conforme pesquisadores, o maior fluxo de turista são de mulheres que possuem entre 31 a 45 anos com escolaridades de ensino médio completo.

No quesito de renda mensal, 44,7% dos entrevistados responderam que ganham de um a quatro salários mínimos e 19,8% apenas um salário mínimo.

Os turistas que visitam a capital acreana tem o gosto preferencial por visitarem bares, casas noturnas e restaurantes, com 66,3% das respostas. Seguida por visitação ao shopping e pontos de comércio de produtos de artesanato, respectivamente com 52,8% e 27,9%.

O perfil do turista de também faz apontamentos que tornam a capital atrativa:

  • Preferência por viajar na companhia do cônjuge – 34,2%
  • Tempo de permanência superior a 10 dias – 27,4%
  • Gastos diários de até R$300 – 67,2%
  • Transporte por aplicativo para se locomover – 36,7%
  • Boa avaliação sobre a capital – 57,5%

Pontos a melhorarem

O Estado do Acre tem um grande potencial turístico, porém segundo a pesquisa, os turistas de outros estados criticam aspectos estruturais como a depredação, a falta de manutenção e precária infraestrutura de acesso aos equipamentos turísticos.

Com relação à logística, o alto custo das passagens aéreas distanciam o turista, a necessidade de aumento do investimento em infraestrutura para melhorar as estradas, os aeroportos, a rede de hotéis, os bares, restaurantes, mirantes, a inativa estrutura dos Centros de Atendimento ao Turista, a depredação dos equipamentos turístico públicos da capital e demais cidades geram problemas que dificultam o dinamismo no setor turístico.

Com informações do Fórum do Acre