Em 2024, Roraima apresentou um aumento de 97% no turismo internacional em relação a 2023. Segundo o Ministério do Turismo, dados mostram que mais de 16 mil visitantes estrangeiros visitaram o estado ao longo do ano.
Em dezembro, o fluxo internacional atingiu 699 turistas, um recorde histórico com aumento de 106,19% em relação ao mesmo mês de 2023. No ano passado, o estado contabilizou 8.259 visitas de turistas.
Os municípios de Iracema, Mucajaí, Bonfim e Alto Alegre se destacaram por apresentar visitas únicas e o contato direto com a natureza da região Amazônica.
Além dos municípios, a capital Boa Vista se sobressai com vários pontos turísticos, por exemplo, a Orla Taumanan e o Teatro Municipal.
Brasil em alta no cenário internacional
Além disso, Roraima, Santa Catarina, Bahia e Pará foram os estados que se destacaram no turismo internacional no Brasil. O país acolheu mais de 6,657 milhões de visitantes em 2024.
Entre os turistas, os argentinos seguem sendo o principal público, após eles, turistas dos Estados Unidos e Chile.
Para potencializar esse fluxo, o Governo Federal adotou medidas estratégicas, como a inauguração, em dezembro de 2023, do primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas, no Rio de Janeiro. A iniciativa busca posicionar o Brasil como referência em turismo sustentável na região.
Ademais, a parceria entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile resultou no lançamento da marca “Visit South America”, que promove as riquezas naturais e culturais desses países.
Novos Investimentos no turismo internacional para 2025
Inclusive, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) recebeu um investimento significativo para ampliar o setor.
O Governo Federal investiu R$ 63,6 milhões no programa. Uma das metas da ação é aumentar a oferta de voos internacionais com previsão de 7,48 milhões de assentos para a temporada de verão 2024/2025.
Eventos de grande porte, como a COP30, em Belém, e a reunião do BRICS, em Brasília, também prometem impulsionar o número de turistas estrangeiros nos próximos anos, consolidando o Brasil como um destino global de destaque.