Uma pesquisa realizada e divulgada em 2024 pelo Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, relatou que o Jalapão é um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil, mas vale a pena visitar o parque em janeiro?
Apesar de o Tocantins registrar intensas chuvas durante janeiro, o Jalapão permanece aberto ao público durante todo o ano, e nada impede os visitantes de conhecerem as belezas naturais da Área de Proteção Ambiental (APA).
O que esperar o Jalapão em Janeiro?
Localizado a aproximadamente 232 km de distância de Palmas, o Jalapão recebeu mais de 39 mil visitantes durante 2023. No início do ano, de janeiro a abril, o Tocantins passa pelo seu período chuvoso, o que significa que o calor intenso, marca registrada do estado, não é tão presente.
Apesar disso, o sol ainda aparece frequentemente, e as temperaturas tornam-se mais agradáveis. Mesmo com o clima mais ameno, com mínimas que variam entre 15°C e 20°C, o Jalapão oferece fervedouros e águas climatizadas. Vale lembrar que os fervedouros possuem limite de visitantes por vez, então pode ser que seja necessário esperar para utilizá-los.
Mas, as temperaturas mais comuns no estado variam de 30°C e 34°C. Para aliviar o calor, o Jalapão conta com cachoeiras de águas mais geladas, que são uma excelente opção para os turistas.
Um atrativo interessante para visitar o Jalapão em janeiro é a menor movimentação no parque, já que o período de maior fluxo de visitantes ocorre na metade do ano.
Como eu chego no Jalapão?
A principal forma de ir ao Jalapão é com empresas de turismo licenciadas e especializadas nessa área, uma vez que o caminho até a APA é composto por estradas de terra. As empresas de turismo especializadas possuem carros próprios para atravessar as áreas de maior dificuldade, além de terem conhecimento dos caminhos mais seguros.
É possível ir ao Jalapão de forma própria, apesar de ser mais difícil, sendo necessário utilizar uma caminhonete 4×4, principalmente na época de chuvas no Tocantins.
Mais informações podem ser econtradas nesta matéria do Portal Norte.