Durante este carnaval, um vídeo retirado do DVD de 2014, Axe Music: Ao vivo em Recife, viralizou nas redes sociais. Nele, Claudia Leitte canta o hit de sua antiga banda, Babado Novo, Caranguejo.
No show, a cantora, que é evangélica, troca os versos “Joga flores no mar/Saudando a rainha Iemanjá” por: “Joga flores no mar/Só louvo meu rei Yeshua”, (“Yeshua” significa “Jesus” em hebraico).
A música foi cantada por Claudia pela primeira vez em 2004. Na época, ela ainda não havia se convertido e cantava com a letra original.
Caranguejo é uma composição de Alan Moraes, Durval Luz e Luciano Pinto, que trabalham há muitos anos com a cantora.
Esta não é a primeira vez que Claudia Leitte faz a troca dos versos, como mostraram alguns seguidores.
A atitude gerou críticas e manifestações de apoio à cantora nas redes sociais.
Quem a criticou, argumenta que o carnaval é uma manifestação cultural com inspiração nas religiões de matriz africana, criticando artistas que se “beneficiariam” da festa sem entender suas referências.
Outros seguires foram em defesa de Claudia, argumentando que a troca de versos foi feita por motivos religiosos e quem ataca a cantora estaria cometendo “intolerância”.
‘Macetando o Apocalipse’
Outra cantora evangélica, Baby do Brasil, também repercutiu neste carnaval. Em cima do trio, a cantora verbalizou:
“Todos atentos porque nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre 5 e 10 anos. Procure o Senhor enquanto é possível achá-lo”, declarou Baby.
Ela pediu para que Ivete cantasse Eva, canção de outros carnavais que, apesar do clima alegre, tematiza justamente o apocalipse.
“Eu não vou deixar acontecer, porque não tem apocalipse certo quando a gente ‘maceta’ o apocalipse”, respondeu Ivete com choque e algum bom-humor.
A cantora preferiu não ir pelo lado apocalíptico e preferiu cantar seu novo hit “Macetando”, ao invés de Eva.