Akira Toriyama, o criador da franquia ‘Dragon Ball’, morreu aos 68 anos, segundo estúdios vinculados ao artista. A morte ocorreu no dia 1º de março mas só foi divulgada nas primeiras horas desta sexta-feira (8).

De acordo com um comunicado divulgado no site oficial de Dragon Ball, Toriyama veio a óbito devido a complicações de um hematoma subdural. A condição é caracterizada pelo acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.

O funeral de Toriyama foi reservado exclusivamente para familiares.

“Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo”, disse o comunicado.

Além de ser o cérebro por trás de Dragon Ball, Toriyama criou outras obras notáveis, incluindo Dr. Slump (1980), Cowa! (1998), Kajika (1999), Sand Land (2000) e Neko Majin (2000).

Carreira

Akira Toriyama, nascido em 1955, demonstrou desde a infância um interesse pelos mangás. Em entrevista ao site Stormpages, ele revelou que sempre teve paixão pelo desenho e que seus colegas de escola foram os primeiros a ler suas histórias.

Toriyama lançou seu primeiro mangá profissional no final da década de 1970, após ter seu potencial reconhecido por uma das principais editoras de mangás do Japão em um concurso para novos talentos.

Dr. Slump foi seu primeiro grande sucesso mundial na década de 1980, contando a história de uma jovem androide com superpoderes.

Impacto de ‘Dragon Ball’

Dragon Ball estreou em 1984 na revista Weekly Shonen Jump, apresentando a jornada de Son Goku, um garoto com rabo de macaco e seus amigos em busca das esferas do dragão.

“Dragon Ball Z” se tornou uma das sequências mais aclamadas da saga, ganhando adaptação para a televisão e sendo transmitido em mais de 80 países, incluindo o Brasil.

Em 2001, Dragon Ball Z se tornou a atração mais popular do canal norte-americano Cartoon Network, gerando um grande interesse pelo termo “dragonball” na internet.

O fenômeno de “Dragon Ball” inspirou uma geração de crianças e jovens ao redor do mundo, resultando na produção de mais de 20 filmes da franquia e mais de 50 videogames baseados nos personagens criados por Toriyama.