Ícone do site Portal Norte

Whindersson relata episódio depressivo e leva alerta em rede social

Whindersson faz relato sobre episódio depressivo - Foto: Reprodução/Instagram/@whinderssonnunes

Whindersson faz relato sobre episódio depressivo - Foto: Reprodução/Instagram/@whinderssonnunes

Whindersson Nunes decidiu compartilhar com os fãs, no último domingo (2), um episódio depressivo que quase terminou em tragédia. O humorista optou por dividir seu relato a fim de incentivar “sobreviventes” a procurar ajuda médica.

“Eu indico você conhecer um médico que você sinta que quer seu bem. Nem todos têm condição de ficar de psiquiatra em psiquiatra, mas caso você possa, encontre alguém com um olhar de cura mesmo”, disse.

Ao expor detalhes do seu período sensível mentalmente, Whindersson acabou recebendo um alerta do X, antigo Twitter. A plataforma anexou uma “nota da comunidade” na publicação do humorista, informando uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a orientação da organização, recomenda-se que as pessoas não divulguem em redes sociais detalhes de tentativas e casos de suicídio. A nota ainda citou o “Efeito Werther”, que aborda os efeitos negativos que tais relatos podem causar.

O que o Whindersson Nunes disse?

O humorista comentou sobre episódios na infância e como eles impactaram e lhe moldaram como adulto. Neste caso, Whindersson destacou um abuso que sofreu quando era menor de idade, o qual manteve sob segredo até da própria família.

Segundo o influenciador, o caso aconteceu quando tinha apenas 6 anos e que sua mãe não soube do ocorrido, até então. Na publicação, Whindersson ainda disse que apenas Luísa Sonza e Maria, ex-namoradas, souberam do abuso.

Efeito Werther

O “Efeito Werther” refere-se ao fenômeno pelo qual a divulgação de informações sobre suicídios, especialmente de forma sensacionalista ou detalhada, pode levar a um aumento nos casos de suicídio.

Segundo o site Psicologia Online, o termo foi inspirado no romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther” de Johann Wolfgang von Goethe, onde a protagonista tira a própria vida. Após sua publicação, houve uma série de suicídios por imitação, o que levou a alguns países a banir o livro.

Sair da versão mobile