Internautas descobriram, nesta quinta-feira (13), que supostamente Matteus Amaral cursou Engenharia Agrícola pela cota de “pretos”. A informação surpreendeu os cibernautas, dividindo opiniões. Enquanto alguns criticavam o ex-brother, outros encontravam justificativas para a escolha do gaúcho.
Um perfil no X, antigo Twitter, divulgou a descoberta, que logo viralizou nas redes sociais. Quem joga o nome do gaúcho no Google pode encontrar o edital de aprovação, datado em janeiro de 2014.
Ao entrar no BBB 24, Matteus ainda estava cumprindo seus estudos na engenharia. O rapaz, de 27 anos, atuava como modelo antes do reality show nacional. Com a fama, internautas afloraram o interesse por sua vida privada.
Entre uma pesquisa e outra, os cibernautas conseguiram encontrar o edital do processo seletivo ao qual o ex-BBB passou. No documento, o nome do gaúcho chamou atenção por aparecer conectado à coluna de vagas para pretos.
Quem é Matteus Amaral?
Matteus é o vice-campeão do BBB 24. O sulista conquistou o 2º lugar do reality com 24,5% dos votos e levou o prêmio de R$ 150 mil para casa.
Antes disso, o ex-BBB cursava Engenharia Agrícola e morava na Zona Rural do estado do Rio Grande do Sul. Ao contar sua história, Matteus disse que enfrentou dificuldades para acessar a escola na infância, mas conseguiu cursar o ensino superior.
O rapaz também participou de concursos de beleza, fez trabalhos como modelo e atuou no Centro de Equoterapia, como ação social.
Como funciona as cotas para pretos?
As cotas para pretos no Brasil fazem parte das políticas de ação afirmativa que visam promover a inclusão e reduzir desigualdades históricas e sociais. Essas políticas são implementadas em várias áreas, incluindo educação, emprego e concursos públicos.
A autodeclaração racial é um ato de reconhecimento pessoal e subjetivo, mas deve ser compatível com a aparência física e vivência do candidato. Algumas instituições formam comissões de verificação para evitar fraudes no sistema de cotas. Essas comissões analisam a autodeclaração com base em critérios como aparência física, traços fenotípicos e até documentos históricos ou familiares.