Otaviano Costa passou por uma cirurgia delicada, nos últimos dias, após detectar um aneurisma na aorta. O ator contou detalhes de sua descoberta nesta segunda-feira (22), enquanto se recupera do procedimento cirúrgico.
No comunicado, o artista comentou que recebeu o diagnóstico no dia 6 de junho, um dia antes do aniversário da esposa, Flávia Alessandra. Otaviano Costa disse que não apresentava nenhum sintoma, apesar de sentir um incômodo.
Segundo o ator, o seu estado era grave e qualquer atividade que fizesse seu coração acelerar mais que o normal poderia ser fatal. O apresentador usou exemplos simples, como carregar uma mala ou praticar esportes.
O que aconteceu com Otaviano Costa?
Otaviano explicou que nasceu com uma anomalia no coração, nascendo bicúspide ao invés de tricúspide, desta forma, sobrecarregando a entrada de sangue. Com o excesso de ativação, nasceu o aneurisma na aorta do apresentador.
A válvula tricúspide tem a função de garantir o fluxo unidirecional do sangue. Essa abertura, normalmente, possui três folhetos ou cúspides, que se fecham para impedir o refluxo do sangue e se abrem para permitir que o sangue circule no coração.
No caso de Otaviano Costa, se realizasse atividades que acelerassem a circulação de sangue poderia colapsar sua aorta, portanto, sendo letal.
O que é um aneurisma?
Um aneurisma é uma dilatação anormal de uma artéria causada pelo enfraquecimento da parede arterial. Esta condição pode ocorrer em qualquer artéria do corpo, mas é mais comum nas do cérebro (aneurisma cerebral) e na aorta (aneurisma da aorta).
Tipos de Aneurismas
- Aneurisma Cerebral: Ocorre nas artérias do cérebro. Pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC) se romper.
- Aneurisma da Aorta Abdominal: Envolve a parte da aorta que passa pelo abdômen. Pode ser muito perigoso se romper, causando hemorragia interna.
- Aneurisma da Aorta Torácica: Acontece na parte da aorta que passa pelo tórax, como no caso de Otaviano.