Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank finalmente venceram uma ação judicial contra a socialite Day McCarthy, condenada por racismo contra a filha Chissomo, a Títi.
Nesta sexta-feira (23), o casal anunciou com satisfação o comunicado nas redes sociais.
“A Justiça Federal do Rio de Janeiro, em uma decisão inédita, condenou a acusada a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado pelos crimes de injúria racial e racismo”.
O caso começou em 2017, quando Títi, que tinha quatro anos, foi alvo de comentários racistas por parte de Day McCarthy. Na época, a socialite a chamou de “macaca horrível” e proferiu outras ofensas à sua aparência.
“Hoje, enfim, celebramos uma vitória contra o racismo, cientes de que, infelizmente, essa conquista se deve, em parte, à nossa visibilidade e ao fato de sermos brancos, o que nos dá mais espaço de voz do que à população negra, que grita e sofre desde que foi sequestrada para este país. Nunca é tarde, mas ainda assim é tarde”, refletiu o casal.
Bruno e Giovanna também relataram as inúmeras dificuldades enfrentadas durante o processo judicial contra Day McCarthy, mesmo contando com privilégios.
“Conseguimos formalizar a denúncia apenas em maio de 2021 e, somente na última quarta-feira, 21 de agosto de 2024, a Justiça Federal do Rio de Janeiro proferiu a sentença inédita de condenação por injúria racial e racismo. A pena é de 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado”, afirmaram.
“Como pais, estamos profundamente emocionados e agradecemos: a mobilização pública foi crucial para esse desfecho. Não temos mais nada a declarar, mas continuaremos atentos, pois o racismo ainda está longe de acabar”, concluíram.
A maior pena por racismo da história no Brasil
A condenação da socialite Day McCarthy é a maior pena deferida pela Justiça brasileira contra uma pessoa que cometeu injúria racial. Gil Ortuzal, advogado da socialite, trouxe essa informação ao site Metrópoles.
No entanto, Day ainda pode argumentar, uma vez que cabe recurso. A ação segue na Primeira Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro.
Caso a pena não mude, McCarthy pode ser extraditada ao emitirem o mandado de prisão. Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso ainda não se manifestaram sobre a decisão.
Vini Jr reage à condenação de Day McCarthy
Por fim, após os pais de Títi divulgarem a condenação nas redes sociais, vários famosos celebraram nos comentários da publicação em que consta a notícia.
Um deles foi o jogador de futebol brasileiro Vini Jr, símbolo da luta antirracista na Espanha, país onde mora e que já foi alvo de preconceito de torcedores de times rivais ao Real Madrid.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.