Preta Gil desabafou em suas redes sociais sobre o diagnóstico de câncer, nesta quarta-feira (28), e revelou estar com medo. A cantora disse que, apesar da sensação avassaladora, também sente “uma força”.

Desde a última quinta-feira (22) é assim que a filha de Gilberto Gil se sente. Na data, ela descobriu que seu câncer havia retornado e, desta vez, em quatro lugares diferentes: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

O que é peritônio e ureter?

O peritônio é uma espécie de “saquinho” dentro da barriga que cobre os órgãos e as paredes internas da barriga. Encontrar uma metástase na região significa que células cancerosas se espalharam de um tumor primário para a membrana.

Por outro lado, o ureter é um tubo muscular que transporta a urina dos rins para a bexiga. No corpo humano, há dois ureteres, um para cada rim. Eles desempenham um papel crucial no sistema urinário, ajudando a remover resíduos e excesso de água do sangue, filtrados pelos rins e eventualmente eliminados na urina.

Preta Gil remissão de câncer

Em agosto de 2023, Preta Gil anunciava que estava livre de células cancerígenas após uma cirurgia complexa para remoção de um tumor no intestino.

Em um vídeo nas redes sociais, emocionada, ela compartilhava que a cirurgia havia sido bem-sucedida e o resultado da análise patológica já confirmava a ausência de células cancerígenas em seu corpo.

Infelizmente, a cantora retorna à rotina de tratamento oncológico, mas com esperança e “força” de que, em breve, comemorará novamente a remissão.

Tratamento oncológico: o que significa?

Tratamento oncológico é um termo que engloba diversas terapias e abordagens usadas para combater o câncer. O objetivo é eliminar ou controlar as células cancerígenas, reduzir tumores e aliviar os sintomas relacionados ao câncer.

Os principais tipos de tratamento oncológico incluem, conforme o caso, quimioterapia, cirurgia, radioterapia e terapia com células-tronco, entre outros.

Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.