O apresentador Ratinho perdeu uma bolada com o “golpe do PIX”, segundo ele, em trecho de uma declaração em seu programa. Ele disse que, para convencê-lo, os criminosos se passaram por seu filho, Rafael.
Segundo o apresentador, primeiramente o grupo lhe ligou pelo celular e, após uma breve interação, pediram a alta quantia. Ratinho disse que eles trocaram poucas palavras na ligação e, antes que pudesse levantar suspeitas, encerraram a chamada.
“Ô, pai!”, disse o suspeito. Em resposta, o apresentador disse: “Quem está falando? É você, Rafael?”. Nesse momento, a ligação “caiu”.
Sob a justificativa da falha de comunicação, o criminoso iniciou o contato por mensagem de texto, onde solicitou R$ 15 mil. O apresentador do SBT se assustou com o valor, entretanto, acreditando estar falando com o filho, decidiu ajudar com a quantia.
Os criminosos, sentindo que não houve desconfiança por parte de Ratinho, ainda pediram mais R$ 35 mil. Confiante, ele transferiu o dinheiro e só depois notou que caiu em um golpe.
Golpe do PIX: como evitar?
Se você está preocupado com golpes por PIX que envolvem pessoas se passando por filhos ou familiares, aqui estão algumas dicas específicas para evitar esse tipo de fraude:
- Confirmação de identidade: Sempre confirme a identidade da pessoa que está pedindo a transferência. Se receber uma mensagem pedindo dinheiro, ligue ou faça uma videochamada para verificar se é realmente seu filho.
- Desconfie de urgência: Golpistas muitas vezes criam um senso de urgência, dizendo que precisam de dinheiro imediatamente. Pergunte sobre a situação antes de agir.
- Evite informações pessoais em mensagens: Não compartilhe informações pessoais ou financeiras em mensagens. Golpistas podem usar esses dados para criar histórias mais convincentes.
- Estabeleça um código: Converse com seus filhos sobre criar um código ou palavra secreta que possa ser usada em casos de emergência. Assim, você pode confirmar se a pessoa é realmente seu filho.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.