Morre Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas brasileiro, nesta quarta-feira (30). O músico faleceu aos 84 anos no Hospital Imperial de Caridade, em Florianópolis (SC), e enfrentava o câncer de intestino.
Arthur Moreira Lima é considerado o pianista mais laureado da história do Brasil e teve uma longa carreira internacional, tocando com filarmônicas de Moscou, Varsóvia e também orquestas da BBC de Londres e a Nacional da França.
O pianista nasceu no Rio de Janeiro, em 1940, quando iniciou seus estudos ainda criança e teve o primeiro recital em 1949 no Theatro da Paz, em Belém (PA). Na época, ele venceu concursos importantes no Brasil, que deram destaques em sua carreira.
Entre as décadas de 1950 e 1960, ele foi para França e Rússia, onde conseguiu vaga no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, sendo orientado por Rudolf Kehrer, segundo O Globo.
Ao longo da carreira, Arthur Moreira Lima se dedicou a interpretar compositores clássicos como Chopin, Mozart, Rachmaninoff e Brahms, mas também incluiu em seu repertório de obras músicos brasileiros, como Villa-Lobos.
Em setembro deste ano, Arthur Moreira Lima recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), homenagem aprovada pelo Conselho Universitário.
*Com informações de O Globo.