A influenciadora digital Virgínia Fonseca chamou atenção ao revelar detalhes de sua rotina alimentar após o nascimento do terceiro filho, José Leonardo, em setembro.
Três meses após o parto, Virgínia impressiona com o corpo definido e a barriga trincada, resultado de uma dieta rigorosa, apelidada de “dieta do ovo”.
A influenciadora compartilhou nas redes sociais que seu café da manhã inclui 10 ovos cozidos, dos quais apenas um é consumido inteiro, enquanto as gemas dos outros nove são descartadas. A prática tem gerado debates na internet.
“Descasquei todos os ovos, o que eu faço? Abro, tiro a gema e deixo a clara. Eu como só um ovo com gema, o resto eu tiro. Por quê? Também não sei te dizer”, disse ela nessa segunda-feira (18).
Influência na família
Virgínia também mostrou que a alimentação à base de ovos está influenciando suas filhas, Maria Alice e Maria Flor, que começaram a incluir o alimento no cardápio diário.
Nesta quinta-feira (21), a influencer postou, em suas redes sociais, suas filhas compartilhando sua refeição.
“Mariazinha não comia ovo! Foi ver eu e Florzinha comendo que ela começou a comer lá em Mangaratiba”, disse Virginia, que também compartilhou um momento em que elas aparecem comendo juntas: “Agora estou dividindo meus ovos com as crias”.
Riscos da dieta do ovo
Especialistas alertam para os potenciais efeitos colaterais da dieta do ovo. Por ser extremamente baixa em carboidratos, ela pode causar sintomas como fadiga, dores de cabeça, alterações de humor, tontura e mal-estar geral.
Outro ponto de preocupação é o risco do efeito sanfona, caracterizado pelo ganho de peso após o término de dietas muito restritivas. Esse problema ocorre porque dietas desequilibradas podem alterar os hormônios que regulam o apetite, como a leptina e a insulina, aumentando a fome e reduzindo a eficiência do metabolismo.
As informações são do portal Tua Saúde.
Vale a pena aderir à dieta do ovo?
Embora algumas dietas prometam resultados rápidos, profissionais de saúde recomendam cautela.
É fundamental buscar orientações de um nutricionista antes de aderir a qualquer plano alimentar, especialmente os que eliminam grupos alimentares importantes, como carboidratos.